Patrocinado

O índice S&P 500 fechou no maior nível em dois anos nesta sexta-feira, impulsionado por uma recuperação das fabricantes de chips e outras ações de tecnologia de forte peso, com o otimismo em torno da inteligência artificial.

O fechamento do índice de referência confirmou que o S&P 500 vive momento de alta desde que fechou em seu ponto mais baixo, em 12 de outubro de 2022, de acordo com uma medida que também coloca essa data como o fim de um mercado em baixa.

LEIA: B3 lança derivativo em opções com vencimento semanal

De acordo com dados preliminares, o S&P 500 ganhou 1,21%, para 4.838,96 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 1,70%, para 15.310,97 pontos. O Dow Jones subiu 1,03%, para 37.852,76 ponto.

MAIS: Ministro Padilha tem contas bloqueadas por dívida milionária de eleição

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

Em meio a dados recentes mostrando uma economia norte-americana robusta, agentes financeiros têm ajustados apostas sobre o começo e o tamanho de um bastante aguardado ciclo de cortes de juros pelo Federal Reserve (banco central americano), com alguns já avaliando que uma redução em março pode ser uma aposta muito otimista.

Isso tem afetado particularmente mercados emergentes, como o Brasil, que tendem a se beneficiar de perspectivas de juros mais baixos em economias como os Estados Unidos. Até a quinta-feira, o índice MSCI para mercado emergentes acumulava uma queda de mais de 6% no mês.

Entretanto, a política e o número da semana no Brasil não contribuíram positivamente. A intervenção do governo Lula na Vale (VALE3) e na Petrobras (PETR3; PETR4) tem deixado os investidores ariscos e as duas principais ações da Bolsa brasileira caíram.

AINDA: Brasil precisa desenvolver relações comerciais, país é totalmente dependente da China, afirma Estadão

Os investidores agora esperam que o Fed (Federal Reserve, o banco central americano) faça cortes de 1,4 ponto percentual nos juros neste ano, abaixo do 1,65 ponto estimado na semana anterior. Eles também veem uma chance de aproximadamente 54% de que o primeiro corte ocorra em março, em comparação com 77% uma semana atrás.

MAIS: Lula anuncia investimento da Petrobras na Abreu e Lima, mercado rejeita

O Ibovespa novamente teve dificuldade em aproveitar a tendência favorável das bolsas de NY, mas aos menos desta vez conseguiu ‘salvar’ o dia no final da sessão, garantindo ligeira alta e a manutenção acima dos 127 mil pontos. Mas na semana apresentou nova queda consecutiva.