Patrocinado

Nesta terça-feira, 21, a Bolsa da Argentina surpreendeu, registrando uma alta impressionante de mais de 20% nas negociações, logo após a eleição de Javier Milei para a presidência do país no domingo, 19.

SAIBA: Governo estuda substituir CEO da Petrobras para garantir políticas

Com um salto de 21,23% e atingindo os 782.027 pontos, de acordo com dados da Economática divulgados pela revista Exame, a euforia também se estendeu à Bolsa de Valores de Nova York. No “pré-market” da segunda-feira, 20, um dia após a vitória de Milei, as ações de diversas empresas argentinas na Bolsa de Valores de Nova York acumularam altas de até 17%. Os títulos argentinos também experimentaram um crescimento de 6% após a confirmação de Milei como o novo presidente eleito da Argentina.

MAIS: Fundador da Binance irá deixar empresa após multas bilionárias

O crescimento esperado pela pasta para este ano está abaixo dos 3,2% estimados em setembro, mostrou o mais recente boletim macrofiscal, publicado nesta terça-feira.

EIA: Após perseguição política Monark deixou o Brasil, salvo pelo Bitcoin

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA: ONG financiada por George Soros é processada por empresa de Musk

Enzo Pacheco, analista de mercados internacionais da Empiricus, explicou ao jornal O Estado de S. Paulo que esse desempenho positivo está associado à expectativa de que Milei implemente suas promessas liberais de campanha, impactando diretamente a economia local.

“Para as empresas, são medidas positivas, como a redução dos gastos públicos, maior participação do capital nos negócios e dolarização da economia”, afirmou Pacheco. Contudo, o analista pondera que é prematuro afirmar se esse otimismo se manterá no longo prazo, devido aos desafios que Milei pode enfrentar para concretizar suas propostas, classificando a alta das ações como uma “especulação” no mercado de capitais.

AINDA: “Hoje começa o fim da decadência da Argentina”, afirma presidente eleito

Pacheco ressalta que a implementação da dolarização da economia pode enfrentar obstáculos, já que estimativas indicam que Milei precisaria de cerca de US$ 40 bilhões no Banco Central Argentino para viabilizar esse plano, enquanto a entidade atualmente possui reservas de moeda americana praticamente zeradas.

Mesmo as estatais foram beneficiadas pelo resultado eleitoral. A YFP, do setor energético, disparou 17,71%, enquanto a petroleira Vista registrou um aumento de 3,42%, e a Pampa Energía teve uma alta de 12,41%.