Patrocinado

O Ibovespa teve sessão positiva nesta quinta-feira (1º) dando boas-vindas ao mês de junho com o pé direito. Por volta das 14h38, o índice subia 2.04%, a 110.013 pontos. Em Wall Street:

Nasdaq subia 0,94%;
S&P 500 tinha alta de 0,78%;
A alta se deve a uma conjunção de fatores, internos e externos. Os mercados nos Estados Unidos subiam após a Câmara dos Deputados do país aprovar a suspensão do teto da dívida.

SAIBA: Bancos em acordo com Lula criam boicote a agropecuária com base em pré-requisitos

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

No Brasil o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, que cresceu 1,9% e totaliza R$ 2,6 trilhões em valores correntes. A alta foi puxada pela Agropecuária (21,6%), sendo que o PIB do setor somou R$ 259,7 bilhões. Além de alta de 0,6% em Serviços. Já a Indústria registrou queda de 0,1%.

O valor ocorre em comparação ao quarto trimestre de 2022.

AINDA: Janja e Padilha se unem contra Lira , diz aliado do governo

Segundo o IBGE, quando comparado ao primeiro trimestre de 2022, o crescimento do PIB do Brasil chegou a 4%. O instituto divulgou os dados nesta quinta-feira, 1º. Eles fazem parte do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais.

LEIA: CEO da controladora do Assaí é detido por manipulação de mercado

A agropecuária liderou a expansão econômica no primeiro trimestre de 2023. Foram 18,8%, sobre o mesmo intervalo do ano anterior, e 21,6%, em comparação ao último trimestre de 2022. Dentro do setor agrícola, o maior impulso veio da soja — carro-chefe do agronegócio brasileiro. A colheita do grão se concentra no primeiro semestre do ano, comenta Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do instituto.

LEIA: “Quer respeito precisa se dar o respeito”, afirma Estadão sobre STF

Serviços, indústria e o PIB do Brasil
Para a comparação com o fim de 2022, o setor de serviços também apresentou crescimento: 0,6%. A melhora nos setores de transportes e atividades financeiras puxou o resultado, ambos com expansão de 1,2%.

“A alta no setor dos transportes foi influenciada tanto pelo transporte de carga quanto o de passageiros e, nas atividades financeiras, foi puxada pela parte de seguros, pois o valor dos prêmios cresceu, mas o dos sinistros caiu, e o setor tem um ganho quando acontece isso”, comentou Rebeca.

VEJA: Lula fica de joelhos diante de Lira para aprovar MP dos ministérios com ressalvas

No cálculo feito pelo IBGE o setor de serviços é o de maior relevância para o PIB do Brasil. Sobre o primeiro trimestre de 2023, a alta chegou a 2,9%.

A indústria de transformação não cresceu, em comparação aos três últimos meses de 2022. Contudo, houve uma expansão de 1,9%, em relação ao resultado do primeiro trimestre do ano passado.