Bolsonaro coloca Sistemas de Telecomunicação sob controle Federal em decreto. O decreto permite o compartilhamento de infraestruturas passivas e ativas com outras redes, e determina que a Anatel expedirá autorizações para exploração de serviços de telecomunicações adequadas “aos diferentes usos do segmento de rede móvel da rede privativa de comunicação da administração pública federal”, bem como das autorizações relativas ao uso de radiofrequência.
SAIBA TAMBÉM: Democracia no Brasil em risco com Lula e STF, alerta Wall Street Journal
No Diário Oficial da União, publicado no dia 22 de dezembro, consta o decreto 11.299/2022, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, que coloca os sistemas de telecomunicações sob o domínio do Governo Federal, para fins de Defesa Nacional.
VEJA AINDA: Moraes denunciado mais de uma vez em Cortes Internacionais de direitos humanos é premiado pela ISTOÉ
“I – prover capacidade de rede adequada para o atendimento das demandas de órgãos e de entidades da administração pública federal e de órgãos de segurança pública e das forças armadas, com níveis de prioridade, segurança e criptografia adequados às necessidades desses órgãos e entidades;
LEIA AINDA: Democracia no Brasil em risco com Lula e STF, alerta Wall Street Journal
I -utilizar, em caráter primário, faixas de radiofrequências designadas pela Anatel para a consecução das atividades de segurança pública, defesa, serviços de socorro e emergência, resposta a desastres e outras atribuições críticas de Estado, incluídas as realizadas por entes federativos, e para atendimento aos órgãos públicos federais, em especial aquelas previstas em editais de licitação de radiofrequências. “
MAIS INFORMAÇÃO: Novos assessores de Bolsonaro para 2023 publicados no Diário Oficial