Bolsonaro tem recepção calorosa na Agrishow. Jair Bolsonaro, ex-presidente da República, compareceu à Agrishow na manhã da segunda-feira, 1º. O evento ocorre anualmente em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e é a maior exposição do Agronegócio da América Latina.
A entrada de Bolsonaro na Agrishow ocorreu por volta das 11 horas, ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Os deputados Ricardo Salles (PL-SP) e Mario Frias (PL-SP) também acompanhavam o presidente.
VEJA: Lulinha volta aos negócios em viagem com Lula
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui
Neste mesmo horário ocorreria a cerimônia de abertura. Ela foi desmarcada depois que Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, alegou ter sido desconvidado do primeiro dia do evento.
LEIA: Banco do Brasil censura presença de Bolsonaro na Agrishow e retira patrocínio
De acordo com o ministro, a organização da feira entrou em contato com ele na quarta-feira 26 para sugerir o adiamento da visita da comitiva presidencial, depois que Bolsonaro confirmou participação no primeiro dia do evento. Inicialmente, a organização emitiu uma nota reiterando o convite a Fávaro para a cerimônia de abertura.
Ainda assim, o governo Lula aumentou a pressão sobre a organização do evento, ameaçando, inclusive suspender o patrocínio do Banco do Brasil. Essa cadeia de acontecimentos chegou ao ápice no sábado, 29, quando a cerimônia de abertura foi oficialmente suspensa.
SAIBA: Salário pode ser penhorado para pagar dívidas decide STJ
A Agrishow é a maior feira do agronegócio da América Latina
Realizada anualmente em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a Agrishow é conhecida como o mais importante evento do agronegócio da América Latina.
Neste ano, ocorre a 28ª edição da feira. Ao todo, por volta 800 marcas mostram seus produtos. As soluções apresentadas atendem aos produtores de todos os tamanhos. O evento conta com 520 mil metros quadrados de área de exposição e deve receber cerca de 150 mil visitantes até o encerramento, marcado para a sexta-feira 5.
ENTENDA: PGR defende constitucionalidade de indulto concedido a Daniel Silveira
Governo Lula gera cancelamento da abertura da Agrishow
No decorrer dos últimos dias, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, usou a imprensa para dizer que tinha se sentido “desconvidado” para participar da abertura da Agrishow, pois a organização teria avisado que o ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, marcariam presença no mesmo dia.
Apesar da organização ter reforçado que o convite para Fávaro estava mantido, inclusive com o “tapete vermelho” sendo estendido para ele, o governo federal se voltou contra a feira. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta determinou que o Banco do Brasil retirasse o patrocínio do evento. Criticada por opositores, que alertaram para o uso político da instituição financeira, a decisão de retirar o investimento foi reforçada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.
Se a @agrishowoficial não quer o governo federal no evento, não sei se @BancodoBrasil e o @govbr deveriam continuar patrocinando o evento . pic.twitter.com/2HimTi1uYa
— Márcio França (@marciofrancasp) April 28, 2023
Diante disso, as cinco entidades à frente da organização da Agrishow 2023 decidiram cancelar a cerimônia de abertura. No comunicado enviado à imprensa na noite de sábado 29, os responsáveis pelo evento informaram que a medida ocorre por causa de “toda a repercussão gerada” nos últimos dias.
“A Agrishow mantém a sua tradição de ser a principal vitrine do setor apresentando o que há de mais moderno em tecnologia para o agronegócio soluções para pequenas, médias e grandes propriedades, estimulando realização de negócios”, informam os organizadores do evento em trecho da nota.
Quem são os organizadores da Agrishow?
Em 2023, a Agrishow realizará a sua edição de número 28. O evento é organizado por cinco entidades do setor agropecuário brasileiro:
Associação Brasileira do Agronegócio (Abag);
Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq);
Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda);
Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp); e
Sociedade Rural Brasileira (SRB).