Brasileiros endividados e mulheres são maioria. A afirmação vem de estudo realizado sobre o tema. Sendo que o brasileiro está a cada dia com a corda mais apertada ao pescoço.
Isso porque, além de a inflação ter corroído a renda das pessoas, também está mais difícil conseguir um financiamento, mesmo a juros altos. Mas qual é o perfil do endividado brasileiro?
Hoje, 68% dos endividados têm entre 25 e 51 anos, com as contas acumuladas essencialmente no cartão de crédito e em financiamentos.
Contudo, outro dado que chama a atenção é que 70% desse contingente são mulheres, conforme levantamento feito pela Paschoalotto, empresa especializada em cobrança de dívidas.
Mulheres avançam no mercado financeiro
Segundo o estudo, o número de mulheres que chefiam seus lares cresceu nos últimos anos e alguns fatores explicam a inadimplência mais frequente entre elas”, explica o economista-chefe da consultoria, que tem os grandes bancos e varejistas como clientes, Reinaldo Cafeo. Ele explica que, como muitas vezes a renda é insuficiente para arcar com todos os gastos, isso leva a uma priorização das contas a se pagar e das que serão adiadas ou deixadas de lado.
Entretanto, os números consideram os mais de 5,5 milhões de devedores que passam pelo sistema da Paschoalotto mensalmente. O levantamento mostra ainda que o endividamento atinge, em grande parte, as famílias com uma renda mensal de até dez salários mínimos, que respondem por 76% do total.
Lições para as Mulheres sobre Dinheiro e empoderamento
Por fim, a ênfase fica nas contas do dia a dia, com carnês, cartão de crédito e financiamentos ficando de lado. Outro ponto que prejudica é falta de educação financeira, que faz com que muitas pessoas aceitem juros abusivos. Segundo o especialista, é a chave para que as contas acabem saindo do controle. O estudo foi realizado a pedido do Estadão.
Se você busca conhecimento e ajuda para suas questões financeiras e de investimento inscreva-se em nossa Lista Vip e receberá informação gratuita para lhe ajudar a mudar o rumo financeiro de seu futuro.