Patrocinado

Busca e apreensão na casa de análise Suno acende alerta. A casa de análise Suno foi alvo de operação de busca e apreensão por mandato expedido na 42ª Vara Cível de São Paulo na manhã desta terça-feira (14). O motivo é a investigação de suposta manipulação no mercado de fundos imobiliários. A empresa confirmou a ação da Justiça, mas nega irregularidades.

Em comunicado ao mercado, a administradora fiduciária do fundo imobiliário HCTR11, no centro do imbróglio, alegou que tomou as “medidas cabíveis para proteger os interesses da base de cotistas” do seu fundo.

LEIA AINDA: Por que o Mercado Financeiro passou a criticar Bolsonaro

Ao contrário de divulgação que fizemos anteriormente, a Vórtx não é administradora da gestora Hectare.

As empresas alegam que a operação na Suno se dá “em cumprimento a uma decisão judicial proferida em ação de produção antecipada de provas”, e a busca e apreensão mirava “material em endereços residenciais e comerciais de determinados suspeitos”, conforme o comunicado.

A operação de busca e apreensão cumpriu a decisão judicial em três cidades onde a Suno possui escritórios: São Paulo, cidade da sede, Porto Alegre e Goiânia. O fundador da casa de análises, Tiago Reis, e dois analistas da empresa Vitor Duarte e Marcos Baroni também estão sob investigação. A motivação teria sido uma queda atípica em um fundo concorrente para beneficiar os fundos da própria casa.

MAIS INFORMAÇÃO: Campos Neto manda recado ao governo “cuidar do social é manter inflação baixa”

Em abril de 2022, o fundo HCTR11 teve oscilação atípica em suas cotas, com variação de quase 25% num intervalo curto de tempo. À época, a administradora fiduciária recebeu ofício da B3 questionando o que teria provocado as “oscilações anormais”.

Após longa e criteriosa apuração realizada pela Hectare, foi possível identificar indícios da existência de uma campanha ilicitamente promovida nas redes sociais, aplicativos de mensagens e outros meios contra o HCTR11, a partir de publicações de determinados influenciadores digitais que traziam insinuações inverídicas e enganosas, carregadas de alarmismo, a respeito do Fundo”, diz o Fato Relevante da gestora.

VOCÊ SABIA? PT quer “censurar atas das sessões na Câmara dos Deputados”, afirma deputado

A empresa acusa a casa de análise de adotar manobras com o objetivo de “afugentar os investidores do HCTR11” em campanha difamatória durante o período de silêncio da oferta pública de cotas do fundo, o que teria impactado “consideravelmente o volume de negociação, a amplitude de variação de preço do ativo e, consequentemente, o valor de mercado das cotas do Fundo, em prejuízo de toda sua base de cotistas – em especial daqueles que encerraram suas posições e auferiram resultados desfavoráveis.”

SUNO SUSPEITA DE MANIPULAÇÃO DE MERCADO

Além de casa de análises, com a Suno Research, a empresa tem ainda uma gestora que já lançou fundos imobiliários e, mais recentemente, um Fiagro, no ano passado.

A Suno acrescentou, em sua defesa, que tem feito alertas sobre riscos de gestão do HCTR11 desde maio de 2021 por meio de “relatórios fundamentados e assinados por seus analistas” e que já havia solicitado à gestora mais transparência sobre sua gestão de risco, o que não ocorreu.

A XP Investimentos possui uma fatia no grupo Suno desde 2022. Por ser uma das minoritárias e não ter poder de ingerência sobre a Suno, a empresa não se manifestou sobre o assunto.

Faça Parte de Nossos leitores Vips Gratuitamente