Patrocinado

O presidente da China, Xi Jinping, recebeu nesta sexta-feira (20), em Pequim, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a quem disse que seus países, como as duas maiores nações em desenvolvimento do mundo, devem apoiar-se mutuamente com firmeza diante de “um mundo tumultuado”.

AINDA: Falta de penalização em escândalos de corrupção justifica reprovação do Brasil pela OCDE

Além disso, Xi disse confiar que Lira e os demais deputados da Câmara “promoverão ativamente os intercâmbios e a cooperação entre a China e o Brasil e contribuirão para o melhor desenvolvimento dos laços bilaterais”.

LEIA: ‘Comício do Presidente do STF’ é questionado pelo Estadão

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

VEJA: Petistas incluindo ministros e Lula divulgaram nota em defesa dos terroristas do Hamas em 2021. Veja a nota e signatários

s relações entre os dois países ganharam um impulso no último mês de abril com a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país asiático, que representou uma declaração de intenções sobre o roteiro que o Brasil quer traçar e que passa pela China, em meio à crescente hostilidade entre Washington e Pequim.

LEIA: “Marcola não é chefão do PCC, tem muita gente grande envolvida e políticos”, afirma integrante

Durante o encontro com Xi nessa visita, Lula defendeu o aprofundamento dos laços com a China “além do interesse comercial” e aceitou o desafio do “verdadeiro multilateralismo” que a China apoia para apostar na ligação das economias e dos mercados brasileiros e chineses contra a dissociação defendida pelos Estados Unidos.

VEJA: ONU afirma que China pode estar cometendo crime contra humanidade

O que Arthur Lira foi fazer na China?

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) foi ao encontro que ocorreu em meio ao Fórum Cinturão e Rota, que comemora dez anos do programa internacional de investimento em infraestrutura da China, do qual o Brasil oficialmente não faz parte.

Como presidente rotativo do G-20 no próximo ano, o Brasil está disposto a se comunicar e coordenar estreitamente com a China, e aguarda com expectativa a visita do presidente Xi, disse Lira.

Com informações da agência do governo Chinês