Patrocinado

China fecha as portas para o ChatGPT como fez com as criptomoedas. Depois da ampla proibição as criptomoedas, o Governo comunista da China está restringindo outra inovação: a inteligência artificial. Segundo informações da mídia chinesa e confirmado ao Investidores Brasil por brasileiros que moram na China, o governo está restringindo acesso ao ChatGPT, da OpenIA.

LEIA MAIS: Governo está proibindo comentários em redes sociais oficiais

De acordo com os relatos, os endereços de acesso na Web, bem como os endpoints de API entraram no grande firewal chines. Além disso, o Governo tem feito pressão para que empresas não acessem o serviço via VPN.

VOCÊ SABIA? Governo Lula proíbe mineradores de receber em criptomoedas

A proibição, segundo o Governo, ocorre pois o ChatGPT seria ‘tendencioso’ e viola as leis de acesso a informação do país. Analistas destacam que o provável motivo para a restrição seja as respostas oferecidas pelo aplicativo. Por ser uma inteligência de construção coletiva, algumas reações do aplicativo podem violar as leis chinesas. Além de mostrar para a população verdades que o governo comunista com a ajuda da imprensa estatal escondem.

VEJA TAMBÉM: Ministro de Lula usou dinheiro público para participar de leilão de cavalos

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Além disso, também há o temor de que as empresas forneçam informações confidenciais ao banco de dados do chat. Ao inserir estes dados no algoritmo, as empresas podem estar criando uma brecha para a divulgação de possíveis segredos e informações de empresas e governo chinês.

MAIS INFORMAÇÃO: Inflação deve continuar subindo segundo boletim Focus

Algumas organizações afetadas pela impedição diretamente pelo nova política contra IA do governo foram a Tencent, dona dos jogos “League of Legends” e “PUBG”, e a Ant Group, que gere a plataforma de pagamentos Alipay.

Caso as marcas optem por lançar sistemas próprios de IA para prestar serviços aos usuários, deverão informar a intenção ao governo. A Alibaba, gigante do e-commerce, desenvolve sua versão do ChatGPT desde o começo do ano, e iniciou os testes no começo de fevereiro.

LEIA AINDA: Volta de impostos sobre combustível é confirmada pelo governo Lula