Coligação de Lula vai ao TSE para que Twitter remova publicação que não consideram positivas à candidatura. A coligação de Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto ingressou com pedido de providências ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que determine ao Twitter a retirada de publicações que consideram contrárias a candidatura do petista.
No pedido, a coligação argumenta que o Twitter não tem atuado da forma como se comprometeu quando assinou memorando de entendimento com a Justiça Eleitoral se comprometendo com o combater a desinformação. Aponta ainda que a plataforma tem os meios técnicos de identificar e mapear as contas propagadoras das informações.
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Entretanto, o pedido não considera a solicitação com censura das mídias. A peça jurídica lista, ainda, uma série de perfis que são pessoas públicas, como os de dos filhos do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), Carlos e Eduardo, da deputada Carla Zambelli (PL-SP), o ex-ministro do Meio Ambiente e deputado federal eleito Ricardo Salles (PL-SP), e o também deputado federal eleito Delegado Ramagem (PL-RJ), entre outros.
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O pedido afirma que os perfis que incluem também mídias sérias e respeitadas veiculam desinformação. “É patente que a plataforma possui uma infinidade a mais de recursos para enfrentar a propagação de desinformação, o que pode ocorrer, por exemplo, desde logo que o usuário publique algo amplamente já desmentindo por agências de checagens e/ou pelo próprio TSE. A adoção de tais medidas evitaria, sobretudo, a imensa disseminação e reduziria o alcance de fatos inverídicos que tanto atingem o pleito eleitoral e desequilibram a disputa entre os candidatos.”, afirma o pedido.
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O jornalista Augusto Nunes, na última sexta-feira, comentou sobre o pedido da coligação de Lula no programa Pingos nos is. Ele afirmou que as pesquisas eleitorais que já mostraram que propagaram resultados falsos continuam a ser divulgadas.
Segundo Nunes as pesquisas são estatísticas e quando realizadas dentro do método correto respeitam a margem de erro. Fato que não ocorreu no primeiro turno, e que insistentemente está ocorrendo novamente, com intuito de enganar o eleitor e manipular voto.
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Inclusive ele mencionou a manipulação de notícias promovida pela imprensa velha. Ele ainda exemplificou, no dia 01/10/2022 o Datafolha apresentou pesquisa com Lula 50% dos votos e Bolsonaro 33%, uma diferença de 14%. Já na pesquisa divulgada em 07/10/2022 Lula tem 53% e Bolsonaro tem 47% dos votos, a pergunta de Nunes para que a sociedade reflita foi a seguinte: “Se Bolsonaro subiu 11 % em menos de uma semana, não seria correto a imprensa divulgar Bolsonaro deve ultrapassar Lula na próxima semana? Isto é o normal de ocorrer devido a curva estatística”.
Segundo Nunes o brasileiro está esperto e já não cai facilmente nas propagações de notícias manipulas e principalmente nas pesquisas eleitorais.