Patrocinado

A Serasa Experian divulgou, nesta quarta-feira (26), que as vendas do varejo físico neste Natal caíram 1,4% em relação a 2022, voltando aos resultados negativos após dois anos de crescimento. Trata-se do pior desempenho desde 2020 quando o mundo enfrentava a Pandemia e lockdown, quando as vendas caíram 10,3%.

Os dados ainda mostram que em 2021 com a Pandemia de Covid, foi registrado um aumento de 2,8%, enquanto em 2022, o crescimento foi de 0,4%.

LEIA:Agência de rating S&P alerta sobre risco de governo Lula não cortar gastos

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA: Fraude e desvios de quase R$ 10 milhões do Sebrae estão sob investigação

O levantamento considera as vendas realizadas entre 18 e 24 de dezembro. Entretanto, o recorte de 22 a 24 de dezembro aponta uma queda ainda mais significativa: 10,7%.

A Serasa Experian pontua que o fato de o Natal ter ocorrido em um domingo pode ter influenciado na queda. Além disso, a empresa considera que a prioridade dos brasileiros foi se reestruturar financeiramente em meio a dívidas.

VEJA: Acionista do grupo dono da Ambev entrega controle da participação para o filho mais novo

– Com inadimplência marcando números recordes este ano, a prioridade dos consumidores foi a reestruturação financeira ao optarem por utilizar o 13° salário para o pagamento e renegociação de dívidas – disse o economista-sênior Luiz Rabo.

MAIS: Lula está fora da realidade com gasto público no maior patamar do planeta, afirma Estadão

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada