Patrocinado

O setor público gasta algo em torno de 40% do PIB, um dos maiores patamares do planeta. Segundo publicado pelo Estadão nesta quarta-feira, 27. “Há um desconhecimento na Esplanada dos Ministérios sobre os grandes desequilíbrios que em algum momento precisarão ser encarados. E, como lembrou recentemente o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, as metas são apertadas para cumprir e, ao mesmo tempo, não deixam margem de segurança. Se com a reforma tributária houve avanços na coluna da arrecadação, o governo ainda deve muito no controle de gastos. Para não falar do mais perturbador: os sucessivos ataques lulopetistas à racionalidade do controle das contas públicas e a pregação ilusória e irresponsável de que gasto é vida”, afirma o periódico.

LEIA: Lula promulga a Reforma Tributária no Congresso sob gritos de “o ladrão chegou”

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA: Fraude e desvios de quase R$ 10 milhões do Sebrae estão sob investigação

O veículo de imprensa ainda reforça que “Lula parece não ter percebido que, apesar dos recentes esforços da equipe econômica, está construindo uma herança difícil para seu sucessor – que pode ser ele mesmo, diga-se. Não é exagero pensar que o próximo mandato enfrentará a necessidade, por sobrevivência da economia, de uma agenda fiscal pesadíssima por quatro anos. Foi o que aconteceu no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso. A diferença é que, em 2003, FHC entregou a Lula um superávit primário estrutural em torno de 3% do PIB. Hoje temos um déficit estrutural na casa de 1%”, analisou.

VEJA: Agência de rating S&P alerta sobre risco de governo Lula não cortar gastos

O jornal não mencionou que neste terceiro mandato Lula também recebeu o governo com superávit como o próprio relatório da OCDE fez questão de ressaltar. E em menos de um ano Lula queimou o superávit e já entrega déficit.

Entretanto o veículo lembrou que Lula não gostou do relatório porque a OCDE mostrou que a dívida pública não só segue elevada na comparação com outras economias emergentes, como vai beirar os 90% do PIB em pouco mais de 20 anos – e será ainda pior em caso de menor consolidação fiscal. O descumprimento das metas fiscais – desprezadas explicitamente por Lula – pode levar o País a uma trajetória insustentável da dívida, alcançando 100% já em 2037. Não custa repetir: 100% do PIB.

MAIS: Lula em 11 meses de governo teve recorde milionário de gastos com móveis e decoração doméstica

O veículo conclui afirmando que “adotar políticas responsáveis e, mais do que isso, pensar em reformas estruturais são dois dos principais lenitivos para conter o descontrole da dívida. Mas, para tanto, o governo precisa conter o descontrole da sua mentalidade expansionista”.

LEIA: Clientes não conseguem sacar dinheiro do Banco de Carlinhos Maia