Patrocinado

A B3, bolsa de valores brasileira, anunciou nesta quarta-feira, 27, a terceira e última prévia da carteira teórica do Ibovespa para o período de janeiro a abril de 2024. A novidade no rol de componentes do principal índice acionário do país é a inclusão da ação preferencial da Cteep e a manutenção da ação do Grupo Casas Bahia.

A Cteep, empresa de energia, entra no índice com um peso de 0,444%. Na primeira prévia, a Casas Bahia havia sido excluída em função de o valor da ação estar abaixo de R$ 1, o que não é permitido pelo regulamento do Ibovespa. No entanto, a varejista retornou na segunda prévia após realizar um grupamento de ações (na proporção de 25 para 1) com o objetivo de permanecer no índice.

LEIA: Lula promulga a Reforma Tributária no Congresso sob gritos de “o ladrão chegou”

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA: Fraude e desvios de quase R$ 10 milhões do Sebrae estão sob investigação

O indicador continua com grande concentração de força em Vale, Petrobras e bancos. Os cinco ativos com maior peso na composição do Ibovespa para 2024, são: Vale ON (14,77%), Petrobras PN (7,42%), Itaú Unibanco PN (7,093%), Petrobras ON (4,095%) e Bradesco PN (3,814%).

A B3 divulga regularmente três prévias das composições dos índices. A primeira prévia ocorre no primeiro pregão do último mês da vigência da carteira atual; a segunda prévia é divulgada no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira atual; e a terceira prévia é anunciada no penúltimo pregão do período de vigência da carteira atual.

AINDA: Lula está fora da realidade com gasto público no maior patamar do planeta, afirma Estadão

As prévias são importantes para que os investidores possam acompanhar as possíveis mudanças na composição do Ibovespa e se prepararem para ajustes nas estratégias. Vale lembrar que a participação ou não no indicador afeta a liquidez das ações das empresas, uma vez que os chamados fundos passivos – que replicam índices da bolsa – passam a ser obrigados a vender ou comprar determinado ativo em função da inclusão ou exclusão do papel na lista.

Entre os diversos índices da B3, o Ibovespa é considerado o mais relevantes e visto como um termômetro do mercado acionário brasileiro.

VEJA: Clientes não conseguem sacar dinheiro do Banco de Carlinhos Maia