Patrocinado
Início Direitos Comissão de Ética da Presidência de Lula arquiva pedido para investigar ministro...

Comissão de Ética da Presidência de Lula arquiva pedido para investigar ministro da CGU em relação a Odebrecht

Imagem: EBC

A Comissão de Ética da Presidência da República arquivou o pedido de apuração preliminar de um suposto conflito de interesses do ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Vinicius de Carvalho.

AINDA: Revista americana afirma que o crime valeu a pena para a Odebrecht

A comissão decidiu que não há evidências suficientes de conflito de interesse para abrir uma apuração. Para o grupo, “não se pode falar na constatação abstrata de situação de conflito de interesses, subsidiada por suposições ou pela sugestão de que determinada autoridade poderá vir a praticar ato em benefício de outrem e/ou em detrimento da entidade ao qual está vinculado”.

LEIA: Big Techs e AGU tem reunião para combater “fake news” sobre tragédia gaúcha

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

SAIBA: Ministro de Lula aciona PF contra médicos gaúchos que pediram liberação de remédios para o Rio Grande do Sul em redes sociais

A representação na Comissão de Ética foi aberta após solicitações dos deputados federais Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ) e do senador Rogério Marinho (PL-RN).

LEIA: Empresas brasileiras realizam eventos em Nova York e ministro de Lula e STF estão na lista. Mesmo com maior tragédia da história no Sul

O VMCA foi fundado por Carvalho em 2017 depois de deixar a presidência do Cade. O escritório atua para a Novonor em temas concorrenciais, especialidade da banca, e não tem casos na CGU.

A renegociação do acordo de leniência foi determinada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça e está a cargo da CGU e da AGU (Advocacia-Geral da União).

AINDA: Ceo da Petrobras negociava parte da Odebrecht na Braskem com Árabes, porém eles desistiram do negócio ações derretem

Em 12 de março, ocorreu a primeira reunião entre representantes das empreiteiras com acordos em renegociação e técnicos do governo federal. Carvalho fez uma fala de abertura e depois se retirou. No fim de abril, Mendonça deu mais 60 dias de prazo para que um acordo seja fechado.

O ministro se licenciou do escritório para assumir o cargo no governo Lula (PT). A banca é hoje comandada pela namorada de Carvalho, a advogada especializada em concorrência Marcela Mattiuzzo, e ele embora licenciado continua sendo o dono do negócio.

MAIS: Parlamentares americanos trabalham para retirar visto de Moraes e outros brasileiros que “que violam liberdade de expressão”

O pedido questionava a atuação da CGU nas negociações com empreiteiras relativa a multas da Operação Lava Jato porque o escritório de advocacia fundado por Carvalho advoga para a Novonor (ex-Odebrecht) no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

Sair da versão mobile