Como escolher e diversificar seus investimentos. Talvez você já conheça a máxima de que não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta. Partindo da mesma lógica, o segredo está em aplicar entre várias categorias de produtos, setores de atuação, mercados e moedas, por exemplo. Desta forma, a carteira estará equilibrada e os investimentos mais protegidos.
Desta forma, é importante entender que cada investidor tem seu perfil em particular, e isto deve ser sempre considerado.
Portanto, claro que isso não é uma regra, mas, em geral, o investimento ideal é aquele que te faz dormir bem, por isso, é recomendado tomar risco daquilo que você entende e se sente confortável.
Contudo, vários assessores de investimento e analistas consideram que para um portfólio saudável, é recomendado possuir sete tipos de investimentos: Pós-fixados; Prefixados; Inflação; Multimercado; Renda Variável; Alternativos e Internacional.
Educação financeira é artigo de luxo
Quer entender melhor sobre cada um deles? Torne-se um membro gratuito do Investidores Brasil e você vai receber em seu e-mail acesso a conhecimentos de todas as possibilidades existentes.
Porém, se falamos em investimentos, é fundamental saber que os produtos e sugestões feitas por profissional qualificado, no caso o assessor de investimentos, não são estáticas, portanto, variam no decorrer do tempo.
Como investir em fundos?
Em contrapartida. Par o longo prazo, a diversificação é o fator predominante para o sucesso de uma carteira de investimentos.
E ainda, existe a possibilidade de investir diretamente em produtos isolados, no caso dos pós-fixados pode ser em um CDB atrelado ao CDI, por exemplo. Outra opção é aplicar o dinheiro em outro CDB com taxa pré-estabelecida.
Entretanto, na inflação o investidor pode comprar títulos públicos como as NTN-Bs, ou seja, o Tesouro IPCA.
Desta forma, quando falamos sobre rentabilidade, é possível medir de forma ponderada a evolução de cada produto investido.
Lembre-se que investir seu tempo em conhecer e compreende sobre os diferentes, tipo de investimento é a melhor forma de diversificar com segurança. Em outros conteúdos você vai entender qual o percentual ideal para cada categoria de investimento.
Disclaimer: Publicamos matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.