Vale reporta aumento de produção do terceiro trimestre

Projeção indica crescimento de exportação de minério de ferro da Vale em Julho
Patrocinado

Vale reporta aumento de produção do terceiro trimestre. O terceiro trimestre da Vale foi marcado pelo aumento da produção de minério de ferro e carvão. Seguindo seus respectivos planos de recuperação de produção e melhores condições climáticas, pela forte queda nos preços do minério de ferro (-US$ 37/dmt do índice 62%Fe vs. 2T21) levando a uma revisão na produção e venda de produtos de minério de ferro de alta sílica. Isto devido a retomada gradual das operações de Metais Básicos do Atlântico Norte após a conclusão de um novo acordo coletivo com duração de cinco anos em Sudbury, e pelo incidente na mina de Totten com todos os 39 funcionários tendo retornado à superfície com segurança.

Como escolher e diversificar seus investimentos

Entretanto, conforme assessoria de impressa da Vale, no dia 9 de setembro, durante o Analyst and Investor Tour de 2021, a Vale apresentou uma visão atualizada de seu plano de retomada da capacidade de produção e apresentou novas soluções de portfólio para a descarbonização da indústria siderúrgica.

E ainda, em nota, a companhia explica que a estratégia de produção e vendas é baseada nas condições de mercado, priorizando o “value over volume”, com foco na maximização de margem. Como consequência, no quarto trimestre deste ano, a Vale deve reduzir sua oferta de produtos de alta sílica e baixa margem em cerca de 4 Mt, visto que a demanda por esse tipo de produto tem sido mais fraca. Esse movimento não altera nosso guidance de produção para o ano, de 315-335 Mt mas, deve colocar a companhia abaixo do meio do intervalo. Se esse cenário persistir, devemos também reduzir a oferta de produtos de baixa margem em 2022 em cerca de 12-15 Mt. O nível de compra de minérios de terceiros também pode ser ajustado.

Startups que resolvem problema do lixo na lista Disruptor 50

Contudo, de 4 a 7 de outubro e desde 18 de outubro, a operação da mina de Onça puma foi paralisada, em razão da suspensão da licença operacional pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS).

Embora os danos ao shaft da mina subterrânea de Totten, em 26 de setembro, tornaram o sistema de transporte normal inoperante, como resultado, a produção no site foi interrompida. A Vale está avaliando as medidas necessárias para reparar com segurança o shaft da mina e espera-se que as operações sejam retomadas no início de 2022.