Corte de imposto de importação derruba ações da Braskem

Venda da Braskem pela Petrobras terá suporte do JPMorgan
Patrocinado

Corte de imposto de importação derruba ações da Braskem. As ações da Braskem, BRKM caíam na manhã de hoje (4). Isto após a empresa dizer que a redução de imposto de importação de alguns produtos petroquímicos impactará negativamente seus números no Brasil.

Em dado momento da manhã os papéis PNA da Braskem recuavam 2,2%, a R$ 33,80, a maior queda do Ibovespa, que subia 1,1%.

Isto porque, a Câmara de Comércio Exterior, vinculada ao Ministério da Economia, anunciou a redução do imposto de importação para cinco insumos industriais, incluindo resinas plásticas. O corte foi feito via inclusão dos produtos na lista de exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul.

PetroRio tem alta expressiva no lucro e Embraer lucra menos

E ainda, a Braskem destacou em fato relevante nesta quinta-feira que três produtos da companhia foram impactados: copolímeros de etileno e alfa-olefina, resina PVC-S e resina PP. As alíquotas de importação caíram de 11,2% para 4,4% no caso das duas resinas, e a 3,3% para os copolímeros.

Por fim, a companhia disse que a redução, em vigor a partir de sexta-feira e com vigência de um ano, impactará negativamente seus resultados no Brasil, mas não detalhou em qual magnitude. A Braskem ainda afirmou que avaliará as implicações dos cortes, “incluindo a revisão e planos de investimentos operacionais e estratégicos no país”.

Contudo, o órgão governamental disse em comunicado que a redução tarifária levou em consideração problemas de abastecimento em certas cadeias produtivas e aumentos nos custos dos insumos.

O governo vem realizando nos últimos meses cortes em diversas alíquotas de importação na tentativa de reduzir preços em geral.

Cielo entrega lucro superior a 100% no período e troca CEO

Alta da Selic deve desagradar mercados

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada