Patrocinado

Denúncia de Marcos do Val é “absurda ele é um senador inútil”, afirma Holiday. Durante entrevista coletiva concedida em seu gabinete, o senador Marcos do Val recuou em sua fala e afirmou na manhã desta quinta-feira (02) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não tentou coagi-lo a dar um golpe de Estado.

Em entrevista à revista Veja publicada hoje, Do Val disse que foi chamado para uma reunião no Palácio da Alvorada na qual foi discutida a possibilidade de um golpe de Estado.

LEIA MAIS: Light em queda JPMorgam não acredita em recuperação judicial. Sicupira também é acionista

O plano era, de acordo com ele: flagrar Alexandre de Moraes falando algo comprometedor e usar a gravação como argumento para prender o ministro do STF, anular as eleições, impedir a posse de Lula e manter o ex-presidente no poder.

Marcos do Val disse ainda que o plano foi relatado ao próprio Alexandre de Moraes por ele. Na coletiva desta manhã, porém, Do Val atribuiu o plano a uma articulação do ex-deputado federal Daniel Silveira. Porém. Moraes nada fez.

De acordo com senador, Silveira teria sido o responsável por convencê-lo e a Bolsonaro a embarcar no que chamou de uma “ação esdruxula”.

VEJA TAMBÉM: Advogados pedem no Senado, impeachment de Moraes e afirmam “articulação política para Pacheco”

“Não houve, eu acho que saiu na imprensa aí que o presidente me coagiu”, afirmou o parlamentar. “O que ficou muito claro para mim era o Daniel tentando achar uma forma de não ser preso de novo […] Ficou muito claro que ele estava num movimento de manipular e ter o presidente comprando a ideia dele se um senador aceitasse a missão”.

Daniel Silveira foi preso na manhã de hoje (02) logo após o fim do mandato de deputado federal.

Do Val também afirmou que Bolsonaro não impediu Silveira de seguir à frente com o plano. “Ele [Bolsonaro] também não impediu o Daniel. Mas ficou claro que é o Daniel desesperado. O Daniel estava querendo manter o contato dele, querendo ser o chefe de gabinete do Magno Malta, e ele queria ficar no Congresso, para manter o network”, disse.

LEIA MAIS: Após manobras Pacheco vence eleição para presidência do Senado. Veja como votaram os senadores

Porque Silveira e Bolsonaro pediriam ajuda a Do Val?

Em suas redes sociais Fernando Holiday, vereador de São Paulo, analisou a questão de forma simples. “Segundo, é um” Um senador que no meio de uma live no meio da noite, diz que teve uma conversa com Bolsonaro, onde o então presidente pediu pra ele gravar um ministro do supremo para comprometer o ministro, super para lá. O senador era tão próximo assim do presidente, a ponto de ele chegar e oferecer um absurdo desses? E outra, Marcos do Val é tão próximo de Alexandre de Moraes para ir lá gravar ele, conseguir comprometê-lo e aí dar um golpe de estado? Que poder Marcos do Val tem para auxiliar o presidente da República? Marcos do Val, um senador absolutamente inexpressivo, eu diria até inútil. Não tem nenhuma atividade política relevante no Senado Federal. Não tem a menor hipótese de Bolsonaro ter utilizado Marcos do Val para tentar dar um golpe de estado. Tem tantos outros senadores, muito mais influentes. Próximos de Bolsonaro que poderiam ter participado desse plano absurdamente maluco, por exemplo, sugere o Marinho, que teve 32 votos no Senado. Este sim, é um senador influente, poderoso e que poderia. Aí sim, ter um sinal do Bolsonaro em alguma sandice nesse sentido. Mas é evidente que é uma mentira. O senador não apresentou nenhuma prova, uma loucura a gente pegar uma pessoa falando, não apresentou prova.

SAIBA MAIS: Economista e Ex-Presidente da Caixa é barrado no Senado