Patrocinado

O Ibovespa, principal índice da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), fechou aos 137.343 pontos nesta quarta-feira 28, com alta de 0,42%. Bateu o recorde nominal. Já o dólar comercial subiu para R$ 5,56, com alta de 0,99%. Os agentes financeiros reagem à indicação do diretor de Política Monetária do BC (Banco Central), Gabriel Galípolo, à presidência da instituição.

Galípolo é um nome conhecido pelos agentes financeiros. Nas 9 reuniões que participou do Copom (Comitê de Política Monetária) desde julho de 2023, votou com o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, em 8 delas.

LEIA: Roberto Campos Neto alerta para alta da inflação implícita no Brasil

O dólar à vista fechou a quarta-feira em alta firme ante o real, próxima de 1%, puxada pelo avanço da moeda norte-americana no exterior em movimento ampliado no mercado doméstico durante a tarde pela confirmação de que Gabriel Galípolo será indicado pelo governo para a presidência do Banco Central. O dólar à vista fechou em alta de 0,98%, cotado a 5,5565 reais.

Durante a tarde, porém, o dólar acelerou os ganhos ante o real, após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciar que Galípolo será indicado para a presidência do BC, em substituição a Roberto Campos Neto a partir de 2025.

LEIA: Brasil é o país que mais cobra imposto de medicamento do mundo

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

MAIS: Suposto agressor de Moraes em Roma foi agredido pelo filho do magistrado, aponta laudo de imagem

Atualmente diretor de Política Monetária do BC, Galípolo precisará passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e ser aprovado pelo plenário da Casa, que fará um esforço concentrado de votações na primeira semana de setembro, em meio às campanhas eleitorais.

O presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Isaac Sidney, elogiou a indicação de Galípolo. Falou em “muita tranquilidade” e “otimismo” com o anúncio. O cenário internacional também contribuiu para o desempenho da Bolsa de Valores no Brasil. Há uma expectativa de corte nos juros dos Estados Unidos, o que contribuiu para o movimento de apetite a risco. Mas o mercado acredita que o governo Lula não cumprirá a meta fiscal e os juros futuros sobem.

SAIBA: Ditador da Nicarágua critica Lula e afirma, “lembre-se dos escândalos da Lava-Jato”

O mercado financeiro comemora a indicação visto que temiam nomes como por exemplo Guido Mantega que Lula tenta emplacar em algum lugar desde o início de seu mandato.

O BC informou que o Brasil registrou fluxo cambial total negativo de 3,534 bilhões de dólares em agosto até o dia 23, com saídas líquidas de 4,029 bilhões de dólares pela via financeira e entradas de 494 milhões de dólares pelo canal comercial.

MAIS: Ações da Cielo deixam de ser negociadas na B3

Cotação dos juros futuros sobe com aumento do risco fiscal brasileiro

contrato DI (Depósitos Interfinanceiros), em % ao ano

período de vencimentotaxavariação (em ponto percentual)
jan 2611,710,13
jan 2711,650,13
jan 2811,690,13
jan 2911,740,13
jan 3011,780,14
jan 3111,750,11
jan 3211,730,11

fonte: Advfn

Altas e baixas do Ibovespa

  • PETROBRAS PN (PETR4) subiu 1,43% e PETROBRAS ON (PETR3) avançou 2,27%, apesar do declínio dos preços do petróleo no exterior. Analistas do Santander elevaram a recomendação dos papéis da Petrobras a “outperform”, com o preço-alvo das ações ON passando de 43 para 54 reais.
  • ITAÚ UNIBANCO PN (ITUB4) avançou 2,16%, com bancos do Ibovespa como um todo mostrando reação e fechando no azul. BRADESCO PN (BBDC4) subiu 1,62%, BANCO DO BRASIL ON (BBAS3) ganhou 0,61% e SANTANDER BRASIL UNIT (SANB11) valorizou-se 1,09%.

MAIS: Após cometer crime em comício com presença de Lula, campanha de Boulos exclui vídeo do perfil

  • VALE ON (VALE3) recuou 0,72%, em dia de fraqueza dos futuros do minério de ferro. O contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian, na China, encerrou as negociações do dia estável, enquanto o vencimento de referência em Cingapura terminou com um acréscimo discreto.
  • AMBEV ON (ABEV3) fechou em baixa de 0,61%, após anunciar na terça-feira que o executivo Carlos Lisboa se tornará presidente da companhia a partir do próximo ano, no lugar de Jean Jereissati. Ele atualmente preside a região Middle Americas Zone na Anheuser-Busch InBev.
  • LOJAS RENNER ON (LREN3) caiu 3,76%, refletindo realização de lucros, após ter registrado uma máxima em cerca de um ano na véspera, quando terminou em alta de 3,67%.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada