Dólar dispara e fecha com maior alta semanal desde 2020

DÓLAR FECHA SEMANAL
Patrocinado

Dólar dispara e fecha com maior alta semanal desde 2020. O dólar atingiu a maior alta semanal desde junho de 2020, com valorização de 5,45%. No mês, a moeda norte-americana acumula alta de 3,28% sobre o real. O resultado do ano, contudo, é de desvalorização: -4,31%.

ESTEJA INFORMADO: Via e Magazine Luiza anunciam prejuízo e mais empresas no radar

Na quinta-feira 10, o Ibovespa — índice que reúne as maiores empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) — fechou em queda de 3,35%, com 109 mil pontos. Trata-se da maior redução diária desde setembro de 2021.

SAIBA MAIS: Falas de Lula pesam no Tesouro Direto e risco fiscal

O índice perdeu R$ 156 bilhões em valor de mercado apenas na quarta-feira 9. Em dois dias de quedas seguidas, as perdas totais chegaram a quase R$ 250 bilhões. O cálculo é da consultoria TradeMap, que leva em consideração a variação no valor de mercado das companhias que integram o Ibovespa.

Esse movimento teve como gatilho a aversão do mercado sobre as recentes declarações de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que fez críticas à “estabilidade fiscal” e defendeu o uso de mais recursos públicos no financiamento de programas sociais.

LEIA AINDA: “Faria Lima já se arrependeu amargamente”, afirma Kanitz

“Por que as pessoas são levadas a sofrer por conta de garantir a tal da estabilidade fiscal neste país?”, perguntou o presidente eleito, em conversa com jornalistas. “Por que toda hora as pessoas falam que é preciso cortar gasto, é preciso fazer superávit, é preciso fazer teto?”

SAIBA AINDA: Siderúrgicas e mineradoras são destaque. Entenda alta da Vale

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada