“Faria Lima já se arrependeu amargamente”, afirma Kanitz

faria lima já se arrependeu
Patrocinado

Faria Lima já se arrependeu amargamente”, afirma Kanitz. Stephen Kanitz é um dos principais consultores empresariais do Brasil, sendo que já deu palestras sobre o assunto em centenas de empresas nacionais e internacionais. Stephen ainda é conhecido por sua análise técnica sobre o tema risco de crédito, trabalho conhecido posteriormente como Termômetro de Kanitz.

Stephen Kanitz é o criador do ranking “Maiores e Melhores”, promovido pela revista Exame, sendo considerado um dos precursores do movimento benchmark no Brasil.

Em seu Twitter Kanitz afirmou, “Faria Lima já se arrependeu amargamente. Perderam 30% em uma semana com Petrobras. Eu não tenho mais nada administrado por Faria Limenses, fica óbvio que não pensa direito”.

LEIA AINDA: Falas de Lula pesam no Tesouro Direto e risco fiscal

Kanitz ainda tem papel como criador do primeiro site voltado ao voluntariado e o primeiro site de doação online da internet nacional.

Sendo que parte de sua carreira é dedicada à promoção de uma ideia de consciência social maior por parte de um negócio.

O especialista ainda defendeu o profissionalismo do terceiro setor e a melhora na educação financeira do brasileiro.

Segundo Stephen, o modelo de gastos do brasileiro resulta em um povo “eternamente” endividado. Isto porque o conceito de poupar e investir é quase inexistente para boa parte da população.

SAIBA TAMBÉM: Relatório das forças armadas aponta vulnerabilidade no processo

O consultor fez o comentário após o mercado financeiro no último dia 10 de novembro sofrer uma de suas maiores quedas da história. O fenômeno ocorreu graças as falas de Lula e suas prováveis escolhas de equipe.

No mesmo dia, após Haddad ser cotado para o Ministério da Economia de Lula, o qual não é a vontade da Faria Lima.

O ex-ministro Henrique Meirelles (era FHC) e Elena Landau, assessora econômica da candidatura de Simone Tebet (MDB) à Presidência da República, reagiram com críticas ácidas ao discurso feito pela manhã pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e aos novos nomes anunciados para a equipe de transição. Meirelles foi presidente do Banco Central nos dois primeiros mandatos de Lula e vinha se colocando à disposição de Lula, mas ficou de fora da equipe anunciada.

VEJA AINDA: Via e Magazine Luiza anunciam prejuízo e mais empresas no radar

“O Lula estava fechado, não dizia nada, não queria desagradar ninguém. Hoje começou a falar, começou a sinalizar uma direção à Dilma (…) Estou mais pessimista, não tenha dúvida”, disse Meirelles em um evento fechado em São Paulo, segundo relatos de quem participou. Mais tarde, depois que suas declarações foram publicadas na imprensa, ele disse que ainda é muito cedo para projetar como será o governo eleito e que é preciso esperar as próximas sinalizações de Lula.

No evento, Meirelles teria dito à plateia: “Só posso dizer uma coisa a vocês: boa sorte”. Foi o suficiente para que as fortes oscilações de preços dos ativos observada nesta quinta-feira, com o Ibovespa caindo 3,35% e o dólar subindo 4,14%, fosse apelidado por algumas pessoas do mercado como “Boa Sorte Day”.

PODE TE INTERESSAR: As manifestações são do povo que viu “o processo eleitoral ser estuprado”, diz Tiago Pavinatto

Já a economista Elena Landau usou sua conta pessoal no Twitter para tecer suas críticas. “Achar trágica a fala do Lula hoje é dever cívico”, escreveu, dizendo também que estranhara a “ausência de Arno Augustin”, em referência ao ex-secretário do Tesouro. Augustin ocupou o cargo no segundo mandato de Lula e na gestão de Dilma Rousseff e foi um dos principais responsáveis pelo que foi chamado na época de “nova matriz econômica”, um conjunto de medidas consideradas “heterodoxas”, como o uso intensivo dos bancos públicos, especialmente o BNDES, para financiamento de investimentos, ações de desoneração tributária e de restrição ao fluxo de capitais estrangeiro.

Diante das reações negativas do mercado, o presidente eleito Lula disse no fim da tarde desta quinta (10) que “o mercado fica nervoso à toa” e que nunca viu “um mercado tão sensível quanto o nosso. Nos quatro anos de Bolsonaro o mercado não ficava assim”.

A própria Faria Lima, através de seus portais de notícias do mercado financeiro já sinalizou quem são os personagens que ela espera como Ministro da Economia.

Vale lembrar que durante a campanha eleitoral de Lula, a maior parte de seus compromissos eram jantares privados com empresário e banqueiros da Faria Lima. Sendo que um dos grandes nomes em doações para a sua campanha é a herdeira do Itaú.

A herdeira do Banco Itaú, Maria Alice Setúbal, disse que numa disputa entre o ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro em 2022, seu voto seria para o líder petista.

Para justificar seu posicionamento, Neca Setúbal como também é conhecida, ressaltou que Lula tem compromisso com os valores democráticos e que é comprometido com um Brasil mais justo.

“Nessa situação, como eleitora, votaria Lula. Como cidadã e como figura pública, vejo que Lula tem um compromisso com a defesa da democracia e com todas as suas instituições”, afirmou à Folha.

“Ele também se compromete com o projeto de um país mais justo, menos desigual, no qual as diferentes vozes, brancas, negras e indígenas, poderão ser ouvidas”, ponderou.

VEJA ESTA: Lucro da PetroRecôncavo é superior a 800%

Por outro lado, Maria Alice Setúbal, herdeira e bilionária acionista do Banco Itaú Unibanco, já teve opinião diferente na eleição passada, escreveu artigo defendendo um “pacto pela democracia”; na “democracia” defendida por ela não cabem os ex-presidentes Dilma e Lula; patrocinadora de Marina Silva há anos, a herdeira investe em algumas ações sociais enquanto seu banco teve mais de R$ 6 bilhões de lucro apenas no primeiro trimestre de 2021.

Cabe lembrar que Bolsonaro para favorecer a sociedade apertou as instituições bancárias de diversas formas. Aumentou a CSLL das instituições financeiras, implementou o Pix e muitas outras medidas.