‘Dr. Apocalipse’ alerta sobre crise mundial superior à de 1970

Dr. Apocalipse' alerta sobre crise mundial superior à de 1970
Foto: Mamvas
Patrocinado

Dr. Apocalipse’ alerta sobre crise mundial superior à de 1970. O economista Nouriel Roubini, conhecido pela comunidade de investimentos como “Dr. Apocalipse” por prever a crise das hipotecas subprime que levou à grande crise financeira de 2008, está de volta com outra de suas temidas previsões.

Desta vez, Roubini acredita que a situação econômica que temos ficará muito pior, e o faz em seu livro MegaAmeaças: Dez Tendências Perigosas que Ameaçam Nosso Futuro, E Como Sobreviver a Elas.

SAIBA MAIS: Partido Comunista Chinês mantém controle da China. Ex-presidente é retirado a força

E assim, o economista cita novamente o exemplo dos dados de inflação dos EUA em setembro, que aumentou 8,2% em relação ao ano anterior, bem acima da meta de 2% da Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA.

Ainda no livro, “o que eu descobri é que a era da grande moderação, onde o crescimento era bom, a inflação baixa, 2%, acabou”, disse Roubini ao Yahoo Finance. “Estamos entrando agora em uma era do que eu chamo de grande estagflação [uma economia estagnada combinada com a inflação] e crise de instabilidade e dívida”.

LEIA AINDA: Nikolas Ferreira diz que comemoração de Lula se transformará em desespero

Contudo, ele continuou, “costumo dizer que sou o Dr. Realista, não o Dr. Apocalipse“, comenta Roubini. “Acho que o aviso sobre o risco é muito importante porque até agora temos andado com rodeios”, conclui ele.

Roubini compara o atual ambiente inflacionário com a chamada Grande Inflação dos anos 70, que teve um pico de 14% do IPC em 1980. Seguiu-se a chamada Grande Moderação, com preços relativamente estáveis nas décadas que se seguiram.

VEJA TAMBÉM: Analistas afirmam que Lula deve escalar equipe econômica

De acordo com o economista, experimentaremos uma recessão severa antes de conseguirmos um alívio da inflação. “Ao contrário dos anos 70, os altos níveis de dívida do setor privado dificultarão o combate a preços mais altos, e os bancos centrais mudarão de rumo conforme as coisas começam a dar errado nos mercados financeiros”, diz Roubini, de acordo com a Bloomberg.

SAIBA MAIS: Metaverso próprio e NFTs são novidades do Neymar