Patrocinado
Início Pensando o Mundo Elon Musk desafia chefe de programa de combate a fome. Justificar gastos...

Elon Musk desafia chefe de programa de combate a fome. Justificar gastos por 6 bilhões de dólares em ações da Tesla

Elon Musk desafia chefe de programa de combate a fome. Justificar gastos por 6 bilhões de dólares em ações da Tesla
Foto: Daniel Oberhaus (2018)"

Elon Musk desafia chefe de programa de combate a fome. Justificar gastos por 6 bilhões de dólares em ações da Tesla. Desta forma, Musk e o chefe do Programa Mundial de Alimentos (PMA), David Beasley, têm se envolvido em um debate acalorado. Desde que Beasley desafiou os bilionários na semana passada a dar mais de sua riqueza para acabar com a fome. Musk rebateu dizendo que venderia 6 bilhões de dólares em ações da Tesla e doaria ao PMA, desde que a organização revelasse mais informações sobre como gastou seu dinheiro.

E assim, como o bilionário já é conhecido por desencadear debates no Twitter, Elon Musk foi o centro das especulações no Weibo nesta terça-feira (2). Tudo após o CEO da Tesla postar um poema no site chinês que alguns consideraram uma extensão de seu confronto com o Programa Mundial de Alimentos da ONU.

Receita da Tesla é recorde por cinco trimestres consecutivos

Contudo, em suas contas oficiais no Twitter e no Weibo, Musk escreveu em inglês “Humankind” antes de postar uma versão abreviada do ‘Verso dos Sete Passos’ em chinês.

Após o poema, Musk fez uma postagem no Weibo sobre o PMA, reafirmando seus tuítes anteriores de que se a organização puder “explicar com precisão como mais de US$ 6 bilhões resolverão o problema da fome global, imediatamente venderei as ações da Tesla e depois doarei”.

Perda de bilionários em outubro é superior a R$ 70 bilhões

Por esta razão, as discussões sobre como interpretar as postagens de Musk tiveram forte acompanhamento no Weibo nesta terça-feira (2). Recebeu mais de 100 milhões de visualizações. O Twitter está bloqueado na China continental.

O poema é considerado altamente metafórico e descreve a relação entre dois irmãos de uma família real durante o período de guerra dos Três Reinos. Este poema é ensinado em todas as escolas primárias da China sobre a importância de se dar bem.

O poema citado por Elon Musk

Este poema aparece no “Romance dos Três Reinos” como tendo sido criado e declamado por Cao Zhi – 曹植 – em uma situação de extrema tensão.

Ramos secos de feijão queimam para cozinhar o grão.
No interior da panela, está o feijão a se lamentar.
“Se temos a mesma origem e crescemos juntos,
Por que agora há tanto sofrimento entre nós?”

Contextualização do poema

O “Romance dos Três Reinos” foi escrito por Luo Guanzhong no século 14. Ele é baseado nos relatos históricos dos eventos acontecidos entre os anos de 169 a 280, período conhecido como “Os Três Reinos”. A China estava dividida em três estados independentes, que lutavam pela conquista de todo o país. Um desses países era o Reino de Wei.

Usiminas tem potencial de alta superior a 80% segundo BofA

O rei de Wei tinha dois filhos: Cao Pi e Cao Zhi. Cao Pi tinha muita inveja de seu irmão mais novo e receava que ele fosse escolhido pelo pai como herdeiro do trono. A situação chegou a tal ponto que certo dia, quando os dois estavam sozinhos, Cao Pi fechou todas as portas do salão e desafiou Cao Zhi a compor um poema no tempo suficiente para andar sete passos.

Caso falhasse na tarefa, seria morto imediatamente. Cao Zhi era tão brilhante que compôs e recitou o poema acima no tempo imposto pelo irmão. Cao Pi ficou tão impressionado pela façanha e sensibilizado pela mensagem do poema que libertou Cao Zhi.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile