Elon Musk tem projeto que inclui satélites no Brasil

Elon Musk critica Biden Tesla fica fora de reunião com montadoras
Foto: Wikimedia
Patrocinado

Elon Musk tem projeto que inclui satélites no Brasil. A reunião do bilionário Elon Musk com o presidente da República, Jair Bolsonaro, agendada para esta sexta-feira, 20, no interior paulista, envolve um projeto da Starlink, empresa de Musk, para operar satélites de órbita baixa no Brasil.

Uma vez que estão em baixa órbita, o tempo de envio e recepção de dados entre o utilizador e o satélite – a latência – é muito menor do que com satélites em órbita geoestacionária, diz a empresa.

Privatização da Eletrobras dá importante passo ações devem subir

Isto porque, a internet da Starlink, de acordo com informações da empresa, funciona enviando informações através do vácuo do espaço, onde se desloca mais rapidamente do que em cabos de fibra óptica, o que a torna mais acessível a mais pessoas e locais.

E assim, a internet da Starlink, de acordo com informações da empresa, funciona enviando informações através do vácuo do espaço, onde se desloca mais rapidamente do que em cabos de fibra óptica, o que a torna mais acessível a mais pessoas e locais.

Tether compra mais bônus dos EUA reduz risco

E ainda um diferencial da Starlink, é que a maioria dos serviços de internet por satélite atuais são possibilitados por satélites geoestacionários simples que orbitam o planeta a cerca de 35 mil km de altitude, a Starlink é uma constelação de vários satélites que orbitam o planeta a uma distância mais próxima da Terra, a cerca de 550 km.

Entretanto, o ministro da Comunicações, Fábio Faria, teve encontro com Elon Musk em dezembro do ano passado para tratar do projeto. Segundo o ministro, o governo federal quer utilizar satélites de órbita baixa para levar internet para áreas rurais e lugares remotos, além de ajudar no controle de incêndios e desmatamentos ilegais na floresta amazônica.

Por fim, o direito de exploração pela Starlink no Brasil deve valer até 2027.

O fundador da Tesla discursou ao lado do presidente Jair Bolsonaro e foi condecorado com a medalha de Ordem do Mérito da Defesa, que premia “personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que prestarem serviços relevantes às Forças Armadas”, segundo a pasta.

O bilionário participou de um evento sobre conectividade e proteção da Amazônia no qual foi anunciado o lançamento da rede Starlink para conectar 19 mil escolas brasileiras em áreas rurais e monitorar a preservação da floresta.

Em uma entrevista ao final do evento, já sem Musk ao lado, Bolsonaro explicou que não conversou com o empresário sobre o assunto, mas elogiou a iniciativa de adquirir a rede social, que é amplamente usada pelo presidente

“A vinda dele é um marco para todos nós brasileiros, sinal que ele acredita no Brasil e quer uma parceria”, afirmou o presidente em entrevista coletiva. Bolsonaro disse ainda que “interessa, e muito, a nós, a parceria” com Musk.

Sete meses após IPO GetNet pede para deixar a Bolsa

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada