Patrocinado
Início Economia e Dinheiro Em cinco meses de governo inflação chega a 3%, segundo IBGE

Em cinco meses de governo inflação chega a 3%, segundo IBGE

Brasileiros estão pessimistas com situação econômica
Imagem: divulgação campanha

Em cinco meses de governo inflação chega a 3%, segundo IBGE. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mostra que os primeiros cinco meses de governo Lula resultaram em 3% de inflação acumulada. Responsável pelo indicador, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o dado nesta quarta-feira, 7.

AINDA: Economia desacelera e seguro-desemprego atinge maior nível em 7 anos

De acordo com os dados do IBGE, a Educação apresentou o maior aumento. No começo do governo Lula, a inflação sobre esse setor se aproximou de 7%. Alimentação e bebidas, item com maior peso no sobre o bolso do brasileiro, teve alta de 1,7%.

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

Não houve queda nos preços médios em nenhum dos grandes setores analisados pela pesquisa, no acumulado de janeiro a maio. A menor variação ficou para artigos de residência: 0,5%.

LEIA: Comida fica mais cara a inflação se esconde no bolso do brasileiro

Contudo, habitação, por exemplo, subiu 2,9%. A alta desse segmento ficou encostada com o setor de transportes (3%). Já os custos com saúde subiram, em média, 4,75%, no acumulado de janeiro a maio. Por fim, vestuário e comunicação subiram 1% e 3,9%, respectivamente.

VEJA: Senador afirma que TSE e STF sabiam do risco de invasão no 8 de janeiro

O governo Lula e a inflação em maio
A variação mensal do IPCA em maio ficou em 0,2%. O dado mostra que a alta dos preços está perdendo força. Contudo, em apenas dois dos dez setores analisados houve reeducação de preços: artigos de residência e transportes, com -0,2% e -0,5%, respectivamente.

Saúde teve a maior elevação mensal: quase 1%. Na sequência, os setores de habitação e despesas aparecem praticamente empatados na casa de 0,6%. O custo do vestuário subiu 0,5%.

SAIBA: Revista The Economist favorável a Lula passa a criticá-lo

A desaceleração do índice em maio também foi influenciada pelo resultado do grupo de Alimentação e bebidas, que passou de 0,71% em abril para 0,16% em maio, disse André Almeida, analista da pesquisa realizada pelo IBGE.

ENTENDA: Governo Lula deve antecipar a cobrança de imposto sobre o diesel para reduzir rombo


“O IPCA abrange as famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos”, informa o IBGE. O órgão divulga os resultados mensalmente. Desse modo, com ele é possível mensurar a variação dos resultados que o governo Lula tem colhido quanto à inflação.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile