Patrocinado
Início Política Estados querem reforma tributária sobre consumo

Estados querem reforma tributária sobre consumo

Estados querem reforma tributária sobre consumo

Estados querem reforma tributária sobre consumo. Em audiência pública virtual nesta quarta-feira,12, o presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), Rafael Fonteles, afirmou que o sistema tributário só será aprimorado com reforma ampla.

Entretanto, na última sexta-feira 7, durante a reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) defenderam que o ISS fique de fora da reforma tributária em andamento no Legislativo.

Em contrapartida, o ministro da economia, Paulo Guedes, parece apoiar a manutenção do ISS. É um imposto de potencial fantástico no futuro, tendo em vista que os serviços serão mais sofisticados, de maior valor agregado. Seria uma irresponsabilidade dos municípios abrirem mão, ainda mais sabendo que a União não vai compensar os entes federativos por eventuais perdas se houver uma unificação.

No entanto, o secretário afirmou que para reduzir o peso dos impostos regressivos e indiretos, que todos pagam, inclusive os mais pobres, quando compram uma mercadoria ou pagam um serviço. É preciso devolver parte do tributo para as pessoas mais pobres. “A tributação sobre consumo normalmente é regressiva, e a melhor maneira de fazer esse combate à regressividade é devolvendo o tributo para as pessoas de menor poder aquisitivo. Isso, de certa forma, é simples de ser feito atualmente com a tecnologia que temos. Alguns Estados já fazem isso de forma regular”.

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile