Exército passará a ser comandado por Júlio César de Arruda. Conforme publicado no Diário Oficial da União nesta quarta 28, o general Júlio Cesar de Arruda assumirá na sexta-feira, 30, o comando do Exército. A data da passagem do Comando-Geral do Exército foi acordada pelo atual comandante, Marco Antônio Freire Gomes.
LEIA TAMBÉM: Titulo público de aposentadoria é novidade do Tesouro Direto
Contudo, o brigadeiro Baptista Junior, comandante da Força Aérea, e o almirante Almir Garnier, comandante da Marinha, marcaram suas saídas dos cargos para os dias 2 e 5 de janeiro, respectivamente.
MAIS INFORMAÇÃO: Novos assessores de Bolsonaro para 2023 publicados no Diário Oficial
Já o atual ministro da Defesa, Paulo Sérgio de Oliveira, marcou a despedida com cerimônia no dia 29 de dezembro. Formalmente, ele continuará no cargo até o dia 31 de dezembro, véspera da posse de Lula. Ele assumiu o cargo em 2022, no lugar do general Walter Braga Netto, que deixou o posto para ser vice de Jair Bolsonaro nas eleições.
SAIBA MAIS: Democracia no Brasil em risco com Lula e STF, alerta Wall Street Journal
O futuro comandante do exército general Júlio Cesar de Arruda tem 63 anos, é chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército e foi comandante Militar do Leste. Arruda é o mais antigo dos generais que ocupam o Alto Comando do Exército.
A escolha causa poucas mudanças na cúpula da Força, já que, pelas regras militares, nenhum outro oficial terá de ir à reserva com a escolha do novo comandante.
VEJA TAMBÉM: Lula afirma que quer “derrotar ao menos metade do povo brasileiro”