Exportação de café no país é a maior dos sete anos

Exportação de café no país é a maior dos sete anos
Patrocinado

Exportação de café no país é a maior dos sete anos. Esta forma, a boa performance é atribuída “principalmente aos preços mais elevados do café no mercado ao nível mundial, e, obviamente, ao câmbio que se tem mantido favorável às exportações brasileiras de modo geral”, conforme a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Carteira de motorista vencida cuidados para não ser multado

Contudo, as exportações de cafés do Brasil em 2021, o maior produtor mundial do grão, foram realizadas para 122 países e totalizaram um volume equivalente a 40,37 milhões de sacas de 60 quilos. O volume representa uma queda de 9,7% em comparação aos embarques do ano anterior, mas resultou em receita cambial total de US$ 6,24 bilhões, maior receita levantada dos últimos sete anos.

Entretanto, o levantamento para 2021 do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), o tipo mais exportado foi o arábica, com a venda de 32,65 milhões de sacas de 60 quilos ao exterior. O ano também se destacou nos embarques de café solúveis, correspondendo aproximadamente 10% do total exportado.

Debêntures incentivadas tem emissão recorde no último ano

E ainda, o Cecafé também destaca a importância dos “cafés diferenciados brasileiros” na exportação, produtos que possuem qualidade superior ou algum tipo de certificado de práticas sustentáveis. Estes cafés representaram 19% das exportações totais brasileiras do produto de janeiro a dezembro de 2021.

Startup investe em parcerias para inovar em assistência a saúde

No entanto, os dados do relatório do Cecafé, apontam os cinco principais importadores de café brasileiro:

Estados Unidos – 7,78 milhões de sacas
Alemanha – 6,53 milhões de sacas
Itália – 2,94 milhões de sacas
Bélgica – 2,83 milhões de sacas
Japão – 2,50 milhões de sacas