Fazenda de insetos nutrição animal é objetivo de startup. A maior “fazenda de insetos” do mundo tem capacidade para até 100 mil toneladas por ano. O projeto é da startup francesa Ÿnsect, que já levantou mais de R$ 2,3 bilhões (ou US$ 425 milhões).
Entretanto, de acordo com a Ÿnsect, o valor é maior do que o total já arrecadado pelo resto de todo o setor de proteína de inseto globalmente. O objetivo é capturar parte do mercado de ração animal, estimado em trilhões de dólares ao ano.
Contudo, o projeto da nova fazenda visa que seja carbono-negativo e incluiu todos os aspectos a montante e a jusante de suas operações. Bem como as consequências indiretas e diretas de ter a nova fazenda na cadeia de abastecimento.
No entanto, os invertebrados podem ser usados como insumos para rações de diversos tipos de animais. Inclusive humanos, e também como fertilizantes. Por isso, a empresa já venceu mais de 50 prêmios por todo o mundo.
Só na aquicultura, por exemplo, a produção depende de ração contendo farinha de peixes capturados na natureza, 25% da pesca global, e contribui para o declínio dos estoques de peixes selvagens em todo o mundo. Sem falar em aves, suínos e outras espécies.
Veja também: Programa de aceleração de startup
Desta forma, a Ÿnsect também está expandindo seus negócios no mercado de ingredientes de alimentos para animais de estimação. O negócio é avaliado em cerca de 40 bilhões de dólares em todo o mundo com crescimento constante.
Entretanto, proteína de inseto para alimentação humana continua sendo uma área de interesse. Embora por enquanto, enfrente sérios desafios quanto à aceitação do consumidor. Algumas pessoas podem nunca ser capazes de ter insetos como parte de suas dietas. Diferentemente da China onde insetos são consumidos por humanos há anos.