Patrocinado
Início Economia e Dinheiro FMI aponta redução gradativa do crescimento da China com queda de produtividade...

FMI aponta redução gradativa do crescimento da China com queda de produtividade e envelhecimento

Dívida da China refinaria chinês petróleo apresenta crescimento acentuado

O setor de serviços chinês está sendo subutilizado para o crescimento econômico, afirmou o Fundo Monetário Internacional (FMI) em análise publicada nesta sexta-feira, 2. Segundo o relatório, apesar do grande desenvolvimento econômico da China nos últimos anos, o país tem priorizado mais o investimento do que o consumo.

LEIA: Imposto sobre prêmio de medalhistas olímpicos brasileiros é de 27,5%.

O documento divulgado nesta sexta afirma que o cenário pode restringir crescimentos futuros, por conta da diminuição da produtividade e uma população envelhecida. A expectativa que é o crescimento da China desacelere para cerca de 3,3% até 2029.

Para o FMI, a China tem um potencial significativo para expandir o setor de serviços, mas atualmente a contribuição do setor para a economia está bem abaixo da média de economias desenvolvidas.

SAIBA: Preço da picanha sobe forte em 2024 e contraria promessa de Lula

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

AINDA: Brasil segundo FMI está entre as 20 piores taxas de investimento do mundo

Uma expansão do setor de serviços também pode significar o emprego de mais pessoas, especialmente jovens em setores como tecnologia e educação.

Segundo o relatório, seria necessário implementar reformas que melhorem a alocação de capital e trabalho, para fortalecer a demanda por serviços. “Facilitar os requisitos regulatórios, reduzir ainda mais o protecionismo local e permitir que mais empresas entrem e concorram em serviços – incluindo restrições reduzidas ao comércio e à entrada estrangeira – pode impulsionar a produtividade e apoiar o crescimento”, escreve o FMI.

LEIA: Enquanto o mundo se preocupa com a Venezuela Lula é vaiado no Chile

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile