Patrocinado

O deputado federal Marcel Van Hattem tem feito críticas e cobranças às Forças Armadas do Brasil. Em uma sessão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, ele questionou duramente os comandantes militares pela subserviência à situação política atual. Ele também alertou os comandantes das Forças Armadas sobre a deterioração da situação no país.

LEIA: Câmara de Representantes dos EUA divulga as ordens de censura impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, também atinge a América

Van Hattem mencionou que as Forças Armadas garantiram a segurança dos cidadãos que se manifestavam pacificamente, mas depois contribuíram para abusos de autoridade. Ele também expressou preocupação com a possibilidade de as Forças Armadas estarem sendo corrompidas pelo processo de ruptura institucional que o país estaria passando.

MAIS: Governo Lula consegue recorde de endividamento do Brasil, e coloca Dilma em 2º lugar

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

LEIA: Haddad mesmo com meta fiscal afrouxada precisa arrumar lugar para arrecadar mais R$ 50 bilhões

Em um vídeo, ele questionou se as Forças Armadas têm medo do ministro Alexandre de Moraes ou se são cúmplices ao cumprir ordens ilegais e inconstitucionais. Ele também criticou as Forças Armadas por não terem agido em determinada situação.

MAIS: “A democracia brasileira está morrendo em plena luz do dia”, afirma Wall Street Journal

Essas declarações de Van Hattem geraram debates e discussões significativas sobre o papel das Forças Armadas na política brasileira atual. Os comandantes permaneceram em silêncio e ele afirmou, quem cala consente.

O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) cobrou respostas no último 18 de abril na sessão do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho e do General de Exército, Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva – Comandante do Exército, em seus questionamentos ele pergunta: “as Forças Armadas devem lealdade à Constituição e às leis ou aos abusos de Alexandre de Moraes”?

SAIBA: Colunista de O Globo afirma que “facção do TSE atua a favor dos interesses de Moraes”

Em outro momento o deputado questiona: “Ou as Forças Armadas têm medo do ditador Alexandre de Moraes ou são cúmplices ao cumprirem ordens ilegais e inconstitucionais! A quem servem as Forças Armadas”?

SAIBA: Mauro Cid afirma coação da PF e Moraes para obter confissões de fatos que não existem. “Alexandre de Moraes é a Lei”

O deputado questiona onde está a solidariedade institucional das Forças Armadas que permitem Mauro Cid preso de forma ilegal até o momento, e os comandantes nada fazem e nada dizem.

Tenho vergonha do que vejo destas Forças Armadas do Brasil que nada faz e nada diz e está subjugada a Moraes e ao STF. O que vemos no Brasil é que Moraes revogou a Constituição Brasileira e as Forças Armadas estão participando disto”, concluiu.