Patrocinado


A coluna de Malu Gaspar, do jornal O Globo, publicou uma matéria nesta segunda-feira (15) afirmando que há um grupo liderado por Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que estaria atuando a fim de cassar o senador Jorge Seif (PL-SC), aliado de Jair Bolsonaro (PL).

O texto relata a existência de uma ala do TSE que desempenha a atividade judicante atendendo às vontades do atual presidente da Corte Eleitoral, o ministro Alexandre de Moraes.

MAIS: Folha e Estadão criticam censura de Alexandre de Moraes

De acordo com a publicação, essa facção do TSE, devotada aos interesses de Moraes, “tem sinalizado nos bastidores a intenção de votar pela cassação do senador bolsonarista Jorge Seif”. O parlamentar é acusado de abuso de poder econômico em sua campanha de 2022.

AINDA: Após gastos de R$ 6 milhões para capturar dois fugitivos de Mossoró, além de gastos com caso de Moraes em Roma e operações contra oposicionistas, PF pode paralisar por falta de orçamento

A coluna afirma que “hoje, o grupo que atua na órbita de influência do presidente do TSE costuma ter três ministros: [Floriano] Azevedo, André Ramos Tavares e a vice-presidente, Cármen Lúcia”.

MAIS: Milei em viagem aos EUA se encontra com Elon Musk

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

LEIA: Cartões corporativos do governo Lula voltam a ser destaque de gastos

Em trecho que denuncia a instalação de um grupo que atua com finalidades políticas, o artigo diz que “o atual presidente [do TSE] possui maioria [na Corte] e detém o controle sobre as votações no plenário”.

Em novembro do ano passado, Jorge Seif foi absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) por unanimidade, já que não havia provas suficientes que caracterizassem o suposto abuso de poder econômico.

SAIBA; X encaminha a Moraes pedido do Congresso Americano para ter acesso as ordens de censura emitidas pelo magistrado

Mas, agora, no TSE, parece que o julgamento atenderá a outros interesses que não o de fazer justiça, conforme a denúncia de Malu Gaspar.

O julgamento será retomado nesta terça-feira (16), com o voto do relator da ação, Floriano Azevedo, aliado de Alexandre de Moraes.