Governo discutia benefício semelhante desde 2024 e chegou a prever lançamento em 2025; agora, quando Lula precisa virar uma eleição apertada, proposta reaparece com custo bilionário, números ainda sem fechar e alertas de especialistas sobre orçamento e prioridades da educação
A apenas 12 dias do segundo turno, Luiz Inácio Lula da Silva anunciou uma nova promessa de forte apelo ao eleitor jovem: pagar R$ 700 por mês durante dez meses a universitários, além de depositar R$ 2.500 por ano em uma poupança vinculada à conclusão do curso.
A proposta enfrenta um problema real: estudantes de baixa renda abandonam a universidade porque não conseguem bancar alimentação, transporte, moradia e outras despesas.
Mas o anúncio deixa perguntas que vão muito além dos R$ 700.
O governo já discutia uma espécie de Pé-de-Meia Universitário desde 2024 e chegou a sinalizar lançamento em 2025. Isso não aconteceu.
Agora, a proposta ganha valor, desenho e promessa de implementação em 2027 justamente quando Lula está no fim de quase quatro anos de mandato, terminou o primeiro turno atrás de Flávio Bolsonaro e precisa reverter uma disputa apertada.
Há ainda uma questão matemática: os R$ 4,6 bilhões informados como custo inicial não pagariam integralmente o benefício prometido a 1 milhão de estudantes.
O que Lula promete no Pé-de-Meia Universitário
O desenho anunciado prevê R$ 700 mensais durante dez meses.
São R$ 7 mil por estudante ao ano.
Além disso, outros R$ 2.500 seriam depositados em uma poupança condicionada às regras acadêmicas e à conclusão do curso.
O benefício potencial chega, portanto, a R$ 9.500 por aluno a cada ano.
O programa deverá priorizar estudantes de baixa renda de universidades públicas e bolsistas do Prouni, especialmente inscritos no CadÚnico.
A proposta, porém, depende da reeleição de Lula e ainda precisa de regras definitivas, orçamento e regulamentação.
R$ 4,6 bilhões, 485 mil alunos ou 1 milhão? A conta conta de Lula não fecha
Este é um dos pontos mais importantes da promessa.
A primeira etapa foi estimada em aproximadamente 485 mil estudantes e custo de R$ 4,6 bilhões por ano.
Essa matemática é coerente.
R$ 9.500 multiplicados por cerca de 485 mil beneficiários resultam em aproximadamente R$ 4,6 bilhões.
Mas integrantes da campanha também falaram em alcançar 1 milhão de universitários em 2027.
Nesse caso, a conta seria outra.
Um milhão de estudantes recebendo integralmente R$ 9.500 por ano representariam aproximadamente R$ 9,5 bilhões.
Mais que o dobro do valor inicialmente divulgado.
O programa pode ser implantado gradualmente ou ter regras específicas no primeiro ano. Mas essa diferença precisa ser explicada.
Os números da promessa
R$ 700 por mês: R$ 7 mil em dez parcelas.
Poupança anual: R$ 2.500.
Valor potencial por estudante: R$ 9.500 por ano.
Custo inicial anunciado: R$ 4,6 bilhões.
Público compatível com esse custo: cerca de 485 mil estudantes.
Meta também mencionada: até 1 milhão de beneficiários.
Custo teórico para 1 milhão recebendo integralmente: aproximadamente R$ 9,5 bilhões.
Expansão ampla poderia levar custo para perto de R$ 22 bilhões
O universo potencial é ainda maior.
Há aproximadamente 1,8 milhão de estudantes matriculados em instituições públicas de ensino superior, além de centenas de milhares de bolsistas do Prouni.
Lula não prometeu incluir todos imediatamente.
Mas, se o programa algum dia fosse ampliado para esse universo mantendo os valores anunciados, a despesa poderia se aproximar de R$ 22 bilhões anuais.
Por isso, definir exatamente quem receberá é fundamental.
Uma política de R$ 4,6 bilhões é uma coisa.
Uma de R$ 9,5 bilhões é outra.
Uma próxima de R$ 22 bilhões muda completamente a discussão fiscal.
MAIS: Ato pró-Lula na Paulista termina com pichações e depredação de estações do metrô em São Paulo
Governo discutia benefício desde 2024. Por que só agora virou promessa concreta?
O Pé-de-Meia Universitário não nasceu nesta eleição.
Em setembro de 2024, Camilo Santana, então ministro da Educação, já dizia que o governo estudava uma bolsa para universitários nos moldes do Pé-de-Meia.
Na época, chegou a indicar que pretendia lançar a política em 2025.
Passaram 2025 e a maior parte de 2026.
Agora, a 12 dias da eleição, surgem valor mensal, poupança, público-alvo e promessa para 2027.
Permite uma pergunta legítima:
se a necessidade já era conhecida e a política estava em estudo desde 2024, por que só agora ela virou uma promessa concreta?
PT venceu cinco eleições presidenciais, mas este benefício específico nunca foi implantado
O contexto histórico também importa.
Desde 2002, candidatos do PT venceram cinco eleições presidenciais: Lula em 2002 e 2006, Dilma Rousseff em 2010 e 2014 e Lula novamente em 2022.
Seria incorreto afirmar que esses governos nada fizeram pelo ensino superior.
Prouni, expansão das universidades federais, Fies e políticas de assistência estudantil fazem parte desse período.
A questão é mais específica.
O benefício de R$ 700 mensais mais poupança anual nunca foi implementado nesse formato.
E aparece agora no fim do terceiro mandato de Lula, justamente quando o presidente enfrenta risco concreto de derrota.
Lula chegou atrás e precisa virar a eleição com promessas
Flávio Bolsonaro terminou o primeiro turno com 47,03% dos votos válidos.
Lula obteve 45,16%.
Nos principais levantamentos nacionais divulgados até a tarde desta quarta-feira, 14 de outubro, Flávio também aparecia numericamente à frente.
BTG/Nexus apontou 52% a 48% nos votos válidos.
PoderData/AYA mostrou 51% a 49%.
AtlasIntel/Bloomberg registrou 52,8% a 47,2%.
Datafolha marcou 52% a 48%.
Mas o contexto é claro: Lula precisa conquistar votos que não obteve no primeiro turno.
É nesse cenário que novas medidas econômicas ganharam protagonismo.
Depois do primeiro turno, novas medidas somam R$ 25,8 bilhões
O Pé-de-Meia Universitário não aparece sozinho.
Depois do primeiro turno, governo e campanha anunciaram ou aceleraram iniciativas relacionadas a combustíveis, microempreendedores individuais, dívidas e benefícios sociais. Mas tudo como promessa.
Estimativa divulgada nesta quarta aponta impacto potencial de aproximadamente R$ 25,8 bilhões até 2027 nas novas medidas apresentadas depois da primeira votação.
Nem todo esse montante representa gasto direto. Há renúncias tributária, programas dependentes do Congresso e cronogramas diferentes.
Mas a concentração dos anúncios entre os dois turnos merece atenção.
A pergunta não é se ajudar determinados grupos é correto.
É por que tantas soluções econômicas aparecem justamente quando faltam poucos dias para a votação.
AINDA: Lula agradeceu presente recebido de Vorcaro enquanto Zanin barra liminar para CPI do Banco Master
Especialistas alertam para disputa por recursos dentro da própria educação
Uma das críticas mais relevantes ao modelo não vem de adversários políticos, mas de especialistas em educação.
Ivan Gontijo, gerente de Políticas Públicas do Todos Pela Educação, já demonstrou preocupação com o peso financeiro do Pé-de-Meia diante de outras prioridades educacionais.
Andressa Pellanda, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, também alertou para o risco de programas estruturantes perderem espaço no orçamento.
O ponto não é que transferir dinheiro ao estudante seja inútil.
É o custo de oportunidade.
Universidades também precisam de professores, laboratórios, bibliotecas, restaurantes universitários, moradia estudantil, assistência acadêmica e manutenção.
R$ 700 podem ajudar o aluno a permanecer estudando.
Mas não substituem uma universidade funcionando.
VEJA TAMBÉM: Vorcaro relata pagamento de milhões ao Instituto Lula para filme em troca de negociação com fundos de pensão
Economistas veem risco adicional para juros e dívida
A crítica fiscal olha principalmente para o conjunto das medidas.
Jeferson Bittencourt, ex-secretário do Tesouro Nacional, alerta que estímulos fiscais podem atuar na direção contrária ao esforço do Banco Central para conter a inflação.
Alexandre Andrade, economista da Instituição Fiscal Independente, também avalia que uma política fiscal mais expansionista pode exigir juros mais altos do que seriam necessários sem esses estímulos.
O problema é a soma.
Mais gastos, subsídios e crédito podem estimular a demanda ao mesmo tempo em que o Banco Central tenta esfriá-la.
O resultado potencial é juros elevados por mais tempo, crédito mais caro e aumento do custo da dívida pública.
Pé-de-Meia original já teve problemas apontados pelo TCU
A experiência do programa que servirá de modelo também oferece um alerta.
O TCU permitiu a continuidade temporária dos pagamentos para evitar prejuízo aos estudantes, mas determinou ajustes.
Em 2026, nova fiscalização encontrou inconsistências cadastrais, inclusive registros relacionados a pessoas falecidas.
O próprio relator, ministro Benjamin Zymler, ressaltou que os problemas representavam proporção pequena diante dos milhões de beneficiários.
Não há, portanto, base para chamar o programa de fraude.
Mas há uma conclusão evidente: distribuir bilhões de reais para milhões de pessoas exige cadastro, orçamento e fiscalização robustos.
Expandir o modelo ao ensino superior aumenta esse desafio.
De onde virá o dinheiro?
A campanha indicou o Fundo Social ligado às receitas do petróleo e do pré-sal como uma das fontes. Mas não comprovou se existirá orçamento para isso.
Também poderá haver utilização de recursos de políticas de permanência estudantil já existentes.
Mas apontar uma fonte não significa que toda a expansão esteja financiada.
O problema volta à escala.
R$ 4,6 bilhões para 485 mil estudantes.
Cerca de R$ 9,5 bilhões para 1 milhão.
E potencialmente muito mais em uma expansão futura.
Além disso, um estudante que inicia uma graduação contando com o benefício precisa saber se haverá dinheiro para mantê-lo durante os anos seguintes.
Política de permanência não pode durar apenas o calendário eleitoral.
A picanha deixou uma lição sobre promessas eleitorais
Em 2022, Lula utilizou picanha, churrasco e cervejinha como símbolos da recuperação do poder de compra.
Não era uma promessa literal de distribuir carne.
Era uma imagem de prosperidade. Era uma promessa de melhorar o poder de compra do brasileiro, mas Lula entregou o contrário.
Mas o símbolo também passou a representar posteriormente a distância entre expectativa eleitoral e realidade percebida pelas famílias.
Os R$ 700 não estão garantidos em janeiro
O anúncio não significa que todo universitário receberá R$ 700 automaticamente em janeiro de 2027.
O programa depende da vitória de Lula.
Haverá critérios socioeconômicos.
O público inicial será limitado.
As regras ainda precisam ser detalhadas.
E o financiamento terá de ser incorporado à execução orçamentária.
Portanto, existe hoje uma promessa eleitoral.
Não um depósito garantido.
Por que importa
O próprio governo discutia uma iniciativa semelhante desde 2024 e chegou a falar em lançamento em 2025.
Isso não ocorreu. Agora, Lula chega ao segundo turno depois de terminar atrás de Flávio Bolsonaro e apresenta, a apenas 12 dias da votação, uma promessa de R$ 700 mensais.
Mas muda a pergunta que o eleitor precisa fazer.
Não é apenas:
“Quanto vou receber?”
É:
“Se o governo discutia essa política desde 2024, por que ela só virou promessa concreta agora, quanto realmente custará e o que garante que continuará existindo depois que as urnas fecharem?”



