Patrocinado

O governo federal assinou uma medida provisória que abre crédito extraordinário de R$ 27,4 milhões em favor do Supremo Tribunal Federal (STF). A publicação no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (17) afirma que o recurso é destinado a cobrir despesas relacionadas à “apreciação e julgamento de causas” na Corte.

LEIA: Ex-assessor de Moraes no TSE teme pela própria vida em relatório da PF após expor manipulação na Corte

O documento é assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB).

Crédito extraordinário é um recurso adicional que serve para atender a despesas “imprevisíveis e urgentes” e que deve ser aberto pelo Poder Executivo por meio de medida provisória.

AINDA: Brasil sob Lula é o último em Ranking de Competitividade Industrial…

O montante de R$ 27,4 milhões foi aprovado pela Corte em dezembro. A Corte não eleita pela população agora decide autonomamente quanto e como vai gastar do dinheiro de impostos, e agora liberado pelo governo. A decisão do STF foi tomada em julgamento virtual.

O dinheiro deverá ser usado, entre outros itens, para solução antidrone, câmeras termais, aparelhos de raio-x, detectores de metais e rádio comunicadores. O valor também será utilizado para compra de coldres e porta carregadores, munições de treino, pinos hidráulicos, espectômetro de massa, além de novas guaritas e licença de software de segurança.

MAIS: Ex-presidente do Peru e esposa após condenação por corrupção com empresas brasileiras são protegidos por Lula…

Esse crédito extraordinário foi aprovado pelo próprio STF em dezembro de 2024, em decisão tomada por meio de julgamento virtual. O 11 ministros do STF gastam e buscam proteção e segurança dignas de países em guerra, ao nunca antes vista no Brasil. Contudo, o STF parece temer os brasileiros.

LEIA: The Economist da Inglaterra alerta que Moraes tem poder excessivo e STF …

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

MAIS: Negociação entre Banco Master e Banco Estatal BRB vira alvo de investigação do MPF do Distrito Federal

Os recursos liberados serão destinados a uma série de equipamentos e melhorias de segurança, incluindo:

  • Solução antidrone
  • Câmeras termais
  • Aparelhos de raio-x
  • Detectores de metais
  • Rádio comunicadores
  • Coldres e porta carregadores
  • Munições de treino
  • Pinos hidráulicos
  • Espectrômetro de massa
  • Construção de novas guaritas
  • Licenças de software de segurança

Segundo o STF, o objetivo é reforçar a segurança física e tecnológica da Corte para garantir a continuidade e a integridade dos processos judiciais.

Com a publicação da MP, o valor está liberado para uso imediato, embora o Congresso Nacional ainda precise analisar e aprovar formalmente o repasse.

AINDA: Equipamentos de academia são próxima aquisição do STF com abertura de licitação

Crédito extraordinário é um tipo de recurso adicional que o Poder Executivo pode abrir para atender despesas imprevisíveis e urgentes, como as relacionadas a emergências ou situações excepcionais, e deve ser autorizado por medida provisória.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada