Grupo Soma reporta alta no lucro líquido ajustado superior a 9%. O Grupo Soma (SOMA3) registrou lucro líquido ajustado de R$ 58,6 milhões no primeiro trimestre de 2023, alta de 9,6% em relação com igual período de 2022.
No portfólio excluindo a Hering, a alta da receita bruta foi de 24,9% no ano, chegando a R$ 836,8 milhões. Destaque para a FARM, com a receita bruta crescendo 30,7%, chegando a R$ 316 milhões, e para a FARM Global, com alta de 49,8%, indo a R$ 120 milhões.
LEIA: PF faz operação para prender CACs. Polícia Civil devolve helicóptero a traficante
O lucro líquido somou R$ 48,9 milhões, crescimento de 15,1% na mesma base de comparação. o Grupo Soma é uma empresa de varejo que ganhou renome com moda feminina, mas desde 2014 passou a trabalhar também com negócios focados no vestuário masculino e infantil.
“A FARM segue com expansão da base ativa de clientes e já ultrapassa a marca de 845 mil clientes, indicando contínuo ganho de market share. Houve um crescimento consistente e saudável, com elevado nível de acerto das coleções e forte geração de desejo”, defende o Grupo Soma. “Na FARM Global, a coleção de Primavera 23, lançada em 1º de fevereiro, apresentou excelente performance de vendas e giro a preço cheio, com ampliação significativa das margens”.
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui
Nas despesas, a companhia registrou um aumento de 17,8%, para R$ 539,7 milhões. Destaque para os gastos com pessoal, que saltaram 29,1%, a R$ 235,7 milhões. O Soma explica que o impacto negativo foi derivado da normalização e equiparação à mercado da política de salários, benefícios e plano de saúde ocorrida a partir de abril do ano passado.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) totalizou R$ 138,8 milhões entre janeiro e março deste ano, avanço de 34,6% ante igual intervalo de 2022. Já o Ebitda ajustado ficou em R$ 142,5 milhões, 36,6% maior que o do primeiro trimestre do ano passado. A margem Ebitda ajustada caiu 0,4 ponto porcentual, para 4,9%.
A receita líquida ajustada totalizou R$ 1,202 bilhão, alta de 18,2% com relação ao resultado apurado no primeiro trimestre de 2022.
A companhia encerrou março de 2023 com uma base ativa total de 5,5 milhões de clientes, mais de 12 mil multimarcas ativas e um total de 1.072 lojas, sendo 355 próprias e 717 franquias.
SAIBA: Botijão de gás fica mais caro devido ao novo ICMS
O resultado financeiro da companhia no trimestre foi negativo em R$ 50,8 milhões, ante um resultado também negativo de R$ 24,5 milhões em igual período de 2022.
O Grupo Soma encerrou o acumulado de janeiro a março de 2023 com uma dívida líquida de R$ 675,9 milhões, atingindo 1,0 vez no indicador dívida líquida/Ebitda ajustado LTM (ex-IFRS 16). “Isso demonstra que seguimos firmes no compromisso de desalavancagem em relação ao primeiro trimestre de 2022”, destaca o Grupo Soma no documento que acompanha o balanço trimestral.
Quais empresas fazem parte do grupo soma?
As marcas que compõe o Grupo Soma são:
- Farm;
- Fábula;
- Foxton;
- A.Brand;
- Animale;
- Cris Barros;
- Off Premium;
- Maria Filó.
O portfólio da empresa é amplo e diversificado, com foco no público feminino. Apesar disso, o Grupo possui variedade de estilos e tendências para mulheres, crianças e homens. Ao todo, são oito marcas comercializadas pelo Grupo, onde Animale e Farm são as grifes que mais se destacam.
Juntas, ambas as empresas totalizam 75% do faturamento do Grupo Soma. Basicamente, a companhia se enquadra em duas categorias distintas:
SAIBA: Governo Lula faz ajuste na tabela de imposto de renda de R$15,60, mas esconde a verdade. Entenda
Atividade Principal (confecção de peças do vestuário sob medida, exceto roupas íntimas; comércio varejista de artigo de vestuário e acessórios);
Classificação setorial: Comércio / Tecidos/ Consumo Cíclico / Vestuário e Calçados.
O Grupo Soma está presente em 23 estados brasileiros, bem como e 2 estados norte-americanos (1 loja em Miami e 1 loja em Nova York). Ao todo, a companhia conta com mais de 1,1 milhão de clientes em 282 lojas. Do total de lojas, 25 são franquias e 257 são lojas próprias.