Patrocinado
Início Economia e Dinheiro Grupo Supermercadista vende imóveis para melhorar liquidez

Grupo Supermercadista vende imóveis para melhorar liquidez

O grupo supermercadista Mateus (GMAT3) anunciou nesta quinta-feira (19) a venda de quatro imóveis ao fundo de investimento imobiliário TRX Real Estate (TRXF11), segundo comunicado ao mercado, no valor total de R$ 122,85 milhões.

LEIA: Mais de 1,5 milhões de brasileiros já assinaram petição para impeachment de Moraes

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

AINDA: STF retira sigilo de contas bancárias dos brasileiros e “viola garantia constitucional de sigilo bancário”

Os imóveis estão localizados no Ceará, Maranhão e Pará. Três deles serão locados pelo grupo na modalidade “built to suit” e o outro será alugado em um contrato de “sale and leaseback”, afirmou a companhia. Os contratos de locação terão prazo de 20 anos.

“O valor total efetivamente despendido pelo fundo com a aquisição dos imóveis servirá de base para definição do valor final dos aluguéis mensais”, afirmou o Grupo Mateus.

SAIBA: Governo Lula tem recorde de arrecadação de impostos da série histórica em Agosto

O que significa a modalidade built to suit”

O imóvel é alugado para o inquilino por um período determinado. O contrato de locação geralmente é de longo prazo, o que proporciona mais segurança para o investidor no caso acima o Fundo Imobiliário.

MAIS: Marisa reporta novo prejuízo 60% superior ao ano anterior

O que é o Sale and Leaseback: Vendendo para Alugar

Sale and Leaseback, em português, significa literalmente “venda e aluguel de volta”. É uma estratégia financeira que envolve a venda de um ativo (geralmente um imóvel, mas pode ser outro bem) e, em seguida, o aluguel desse mesmo ativo de volta ao vendedor original.

VEJA: Anatel não consegue manter banimento do X e Moraes impõe nova multa a plataforma e a Starlink

Como funciona na prática?

  1. Venda do ativo: A empresa proprietária de um ativo decide vendê-lo para um investidor, geralmente uma instituição financeira ou fundo de investimento.
  2. Contrato de aluguel: Simultaneamente à venda, a empresa que vende o ativo assina um contrato de aluguel de longo prazo com o novo proprietário, continuando a utilizar o bem como se ainda fosse o dono.

Por que as empresas utilizam o Sale and Leaseback?

  • Injeção de capital: A venda do ativo gera um fluxo de caixa imediato, que pode ser utilizado para investir em novos projetos, pagar dívidas ou aumentar o capital de giro.
  • Otimização do balanço patrimonial: A venda de um ativo imobilizado reduz o valor do ativo total da empresa, melhorando seus indicadores financeiros.
  • Flexibilidade: O contrato de aluguel permite que a empresa mantenha a utilização do bem sem a necessidade de investir em sua manutenção e atualização.
  • Planejamento tributário: Em alguns casos, o Sale and Leaseback pode oferecer vantagens tributárias, como a possibilidade de deduzir os pagamentos de aluguel como despesa operacional.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile