Patrocinado

GSI exonera segurança de Lula que estava em grupo do que governistas chamam de golpe. O tenente-coronel André Luis Cruz Correia, integrante da segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi exonerado após a Polícia Federal descobrir que ele fazia parte de um grupo de WhatsApp, onde se discutia um suposto golpe de Estado.

MAIS: Bolsonaro entrega extratos bancários ao STF de forma espontânea

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA: Lula recebeu relógio da França em 2005 e não declarou ao TCU

O grupo era composto por militares da ativa e também continha declarações contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

LEIA: Itaú tem prejuízo bilionário com venda de negócio na Argentina

A PF fez a descoberta por meio do aparelho celular do tenente-coronel Mauro Cid, que foi apreendido em operação. A exoneração se deu pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que tratou de esclarecer que não se trata de uma demissão.

Ao G1, o atual ministro do GSI, general Marcos Antônio Amaro dos Santos, disse desconhecer a existência de um relatório da PF que indicasse a presença do militar no referido grupo.

AINDA: Em Barretos Bolsonaro é ovacionado em Rodeio

– Não tinha [informações sobre o relatório da PF]. Eu acredito que não teria ajuda para ele [Correia] vir para cá [GSI]. Quem define quem vem para cá, de acordo com os critérios de seleção, é o comando do Exército. É o gabinete do comandante do Exército. [O ingresso no GSI] não é por indicação pessoal, não – afirmou.

MAIS: Heineken vende sua operação na Rússia por 1 euro

O tenente-coronel André Luis Cruz Correia passou a fazer parte da equipe do GSI em julho. Antes, ele atuava como diretor-adjunto do Departamento de Segurança Presidencial, nomeado em abril.

Já na equipe de segurança do presidente Lula, ele fazia parte desde março. Fez ao menos seis viagens nacionais e internacionais com o petista, sendo a última para a Bélgica, em julho. As demais viagens foram: Colômbia, em 8 de julho; Argentina, de 3 a 4 de julho; Ilhéus, na Bahia, de 2 a 3 de julho e São Paulo, de 22 a 23 de junho.

A exoneração ocorreu em 10 de agosto, tão logo a Polícia Federal enviou o levantamento para o Palácio Planalto. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (25) pela jornalista Andréia Sadi, em seu blog político no G1.

AINDA: Brasil apresenta contas externas com déficit de US$ 36 bilhões no mês