Patrocinado

O Ibovespa, que já tinha dia para esquecer, caiu ainda mais por volta das 15h. Além do cenário externo negativo, o índice também absorveu ruídos de reunião de Fernando Haddad com investidores em São Paulo, que contou com a presença do CEO do Santander Brasil (SANB11), Mario Leão, e vários outros executivos do banco e de gestoras de ativos, como Bradesco Asset, Itaú Asset, Ibiúna Investimentos e Verde Asset.

VEJA: Arroz importado pelo governo Lula tem qualidade “duvidosa”. Leilão milionário foi vencido por mercearia de bairro e locadora de carros

Na reunião, que ocorreu sem a presença de jornalistas, Haddad teria dado “alguns comentários preocupantes” sobre a situação fiscal do país, com possível abandono do arcabouço fiscal. Em nota a clientes, um trader afirmou que isso foi um “golpe final” em um dia já caótico. O dólar disparou 1,40%, renovando marca não vista desde janeiro de 2023, enquanto os juros futuros dispararam.

Porém, Haddad tratou de negar a informação. Além disso, aproveitou para reclamar da ‘quebra de protocolo’, afirmando que declarações suas sobre chance de contingenciamento orçamentário foram mal interpretadas e replicadas de forma irresponsável.

MAIS: Governo Lula cria falsa necessidade de importação de arroz para vender produto com embalagem com propaganda própria

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

LEIA: Navio da chinesa BYD chega ao Brasil com mais de 5 mil carros chineses para concorrer no mercado brasileiro

Segundo Haddad, ao ser questionado sobre o assunto por um dos executivos presentes em reunião mais cedo nesta sexta, ele respondeu que haveria a possibilidade do contingenciamento, pela própria dinâmica do arcabouço fiscal.

Questionado sobre interpretação que circulou no mercado de que o ministro teria indicado na conversa um abandono do arcabouço fiscal, Haddad disse que “isso é uma irresponsabilidade”, argumentando que a versão vazada foi o oposto do que ele afirmou no encontro.

“Você não pode utilizar reunião fechada para depois vender para o mercado aquilo que não foi dito”, disse Haddad.

VEJA: BTG Pactual após engordar caixa no Brasil, busca aquisição internacional, longe do totalitarismo

Haddad sugeriu que os jornalistas procurassem o CEO do Santander, frisando que foi “muito grave o que aconteceu”. O Santander não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.

Mais cedo na coletiva de imprensa, Haddad já havia respondido à pergunta sobre a possibilidade de contingenciamento, afirmando que isso poderia eventualmente ocorrer para assegurar o cumprimento das regras fiscais.

MAIS: Corinthians perde um dos maiores acordos de marketing esportivo do Brasil, por suspeita de corrupção

“Pode acontecer de ter que ter contingenciamento”, disse Haddad. “Você tem um marco fiscal, você tem que respeitar. Se você ultrapassar o limite estabelecido no marco fiscal, você tem que ter contingenciamento.”

Informações com Reuters

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada