Ibovespa sobe pela 7ª semana seguida. China e exterior ajudam. O Ibovespa fechou em alta de 1,33% nesta sexta-feira (9), cotado a 117.019 pontos, na volta do feriado de Corpus Christi. A valorização foi apoiada pela expectativa de estímulos da China e por uma possível pausa no aumento de juros do Federal Reserve, banco central norte-americano. Por aqui, o pregão também contou com o empurrão das ações de commodities, como Petrobras (PETR3/PETR4) e de bancos, como o Banco do Brasil (BBAS3).
VEJA: 99 vai permitir negociação entre motoristas e passageiros
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.
O dólar se manteve em queda e encerrou o dia em baixa de 0,98%, negociado a R$ 4,8761. A moeda continua a sentir a onda de valorização de moedas emergentes, além de ser afetada pelo crescimento do fluxo internacional e comercial. É importante lembrar que o volume e fluxo de negociações foi bastante baixo na semana e principalmente na sexta-feira, pós feriado. Isto faz com que os movimentos de alta e baixa aconteçam através de número pequeno de negócios.
LEIA: Montadoras retomam paralisação da produção. Ajuda do governo não resolve
As taxas dos contratos futuros de juros retomaram a trajetória mais recente de queda no Brasil nesta sexta-feira, elevando a perspectiva de início do ciclo de cortes da Selic no futuro próximo, caso a inflação comece de fato a cair.
Na contramão do exterior, onde os rendimentos dos Treasuries sustentavam ganhos, as taxas dos DIs (Depósitos Interfinanceiros) apresentaram queda firme hoje, em especial no contrato para janeiro de 2025, cuja taxa caiu 18 pontos-base.
SAIBA: Alcolumbre quer contrapartida de Lula para aprovar Zanin
O pessimismo com as primeiras medidas do governo Lula 3 e a retórica do Planalto permanece porém, lá fora, a crise bancária foi arrefecida com medidas do Fed ao mesmo tempo que a aposta em pouso suave da economia dos Estados Unidos (soft landing) cresceu. Embora é sabido que o remédio é temporário e o futuro terá consequências.
LEIA: Lula usa helicóptero em Brasília em 5 meses, mais do que outros presidentes usaram em todo mandato
Na quarta-feira da próxima semana, o BC dos EUA decide juros e, após dados de auxílio-desemprego ontem, a chance de uma pausa nas altas é calculada na curva dos Fed Funds em 70%, segundo o CME Group. Na quinta-feira, é a vez de o Banco Central Europeu subir juros. E na madrugada de sexta-feira, o Japão deve deixar inalterada a sua política monetária ultrafrouxa.
As ações preferenciais da Petrobras subiram 4,88% hoje, assim como as do Banco do Brasil (BBAS3). A petroleira avançou 11,41% na semana, enquanto os papéis do banco tiveram alta de 6,40% no período.
VEJA: Binance perde acesso a bancos e suspende saques. Regulador não encontra CEO