Patrocinado

Ibovespa termina semana com queda de 2,19%, inseguranças contribuem. o Ibovespa encerra a semana com desvalorização de 2,19%. O resultado negativo foi ajudado pelo tombo de 12,24% dos papéis de Magazine Luiza (MGLU3). Em contrapartida, as ações da Braskem (BRKM5) avançaram 8,25% entre segunda-feira e sexta-feira,8.

LEIA: Associação de Juízes inicia ação contra Dias Toffoli que anulou provas da Lava Jato usadas em vários países

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui

SAIBA: Lula ignora a tragédia do Sul e embarca para Índia

Ibovespa tem ressaca com decisões do judiciário

Analistas acreditam que o volume de negócios reduzido no último dia da semana e as perdas do Ibovespa são reflexo da instabilidade econômica interna e também externa.

Ele explica que as principais bolsas do exterior caíram devido a uma fraca retomada da economia chinesa mesmo após estímulos.

AINDA: Gastos do governo subiram R$ 84,8 bilhões no 1º semestre

Existe o temor de uma nova alta de juros nos Estados Unidos também pesou, com analistas estimando que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) poderá elevar a taxa de juros na reunião de novembro, em 0,25 ponto percentual (p.p.). Entretanto, nos EUA as bolsas fecharam no positivo com o US 500 por exemplo a 0,20% positivo.

“Nesse contexto, o mercado entrou em modo ‘risk-off’ e os ativos de risco acabam sofrendo nesse cenário”, comentam analistas.

Em relação aos papéis da Embraer, ele acrescenta que a percepção foi de “um forte fluxo vendedor. Principalmente de corretoras estrangeiras.

MAIS: Ex-diretor da Odebrecht denuncia pagamentos a ex-presidentes do Peru nas últimas duas décadas

O cenário político brasileiro também tem contribuído para a fuga de investidores. A insegurança jurídica é crescente, além do risco fiscal. Após a decisão do Ministro do STF , Supremo Tribunal Federal, de anular as provas da Lava jato, maior esquema de corrupção do mundo, que envolveu vários países, deixou um alerta vermelho ao investidor. Existe um efeito cascata que se iniciou no país. Pois todo dinheiro recuperado da corrupção tanto pela União como por empresas como a Petrobras, que foi saqueada no período, passa a ser objeto de devolução aos corruptos condenados. E ainda, multas e indenizações podem surgir de inúmeros processos. Não é possível estimar ainda o tamanho do rombo, financeiro e de credibilidade na justiça do Brasil.

Investidores não querem fazer investimentos sólidos em um país que com uma simples decisão reverte leis e regras até o momento estabelecidas.

LEIA TAMBÉM: Dias Toffoli decidiu anular provas contra Lula referente a petição de esposa de Zanin

Ibovespa (IBOV) fechou o pregão desta sexta-feira (08), volta do feriado de Independência do Brasil, em queda. Sendo assim, o dia foi marcado por liquidez reduzida na B3.

O Ibov recuou 0,58%, aos 115.313 pontos (após ajustes), menor nível de fechamento desde 21 de agosto. Ao longo do pregão, o principal índice da Bolsa brasileira atingiu mínimas abaixo dos 114.900 pontos.

O resultado negativo foi impulsionado pelo tombo de 5% das ações da Embraer (EMBR3). Por outro lado, os papéis da Marfrig (MRFG3) avançaram 4,11%.

De maior peso para o índice de referência da Bolsa, a  Vale (VALE3) fechou o dia com perdas de 1,90%, enquanto  a Petrobras (PETR4) registrou leve queda de 0,36%.

VEJA TAMBPEM: Desfile em Brasília sem público frustra venda de ambulantes