Idosos até 65 anos devem pagar transporte em SP, segundo determinação do governo e prefeitura de São Paulo. A nova regra passa a valer a partir de hoje. A alteração estabelecida pela prefeitura e o governo de São Paulo foi anunciada em dezembro do ano passado. Antes, podiam usar o transporte sem custo pessoas a partir de 60 anos.
Contudo, os idosos estão perdendo seus direitos anteriormente adquiridos de forma constante. Por esta razão, uma liminar judicial chegou a suspender a alteração em janeiro. Isto atendendo a uma ação conjunta de vários sindicatos. São eles, Sindicato Nacional dos Aposentados, da Confederação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de São Paulo e Mogi das Cruzes.
Veja também: Bolsa de estudos para graduação disponíveis
Entretanto, só pessoas a partir dessa idade passam a ter acesso ao benefício. A mudança afeta não só os ônibus municipais, como os coletivos intermunicipais, metrô e trens. Antes, podiam usar o transporte sem custo pessoas a partir de 60 anos.
No entanto, a decisão foi revertida e a nova política mantida em vigor. Desta forma, as pessoas com menos de 65 anos que têm o Bilhete Único da Pessoa Idosa terão o benefício bloqueado a partir desta segunda-feira.
Conheça taxas que você não precisa pagar
Entretanto, além deste aperto na população idosa de São Paulo. O governo liderado por João Dória também autorizou aumento em massa dos impostos no Estado. Não bastasse esta ação, o governo ainda limitou de forma mais rigorosa o funcionamento de comércio e empresas no Estado. Por esta razão estão programadas manifestações durante todo o dia.
Em contrapartida, a estas medidas estima-se crescimento expressivo no número de desempregados do estado de São Paulo.