Indicadores mostram oportunidade para acumulação de Bitcoin. Em meio a indicação de recessão global. Segundo indicadores é hora de voltar a comprar Bitcoin (BTC) e montar posições de longo prazo. Ao menos esta é a mensagem dos indicadores que rastreiam tokens vendidos por mineradores e comparam o valor de mercado da criptomoeda com seu valor justo.
Para quem tiver estômago para o longo prazo pode ser uma opção. Isto porque, a lucratividade atual dos mineradores de moedas é relativamente baixa. No passado, isso indicava uma oportunidade perfeita para montar posição com exposição de longo prazo à criptomoeda.
Em termos técnicos o múltiplo de Puell – calculado por meio da divisão da emissão diária de BTC em dólares pela média de 365 dias do valor – caiu para uma “zona verde” abaixo de 0,5, indicando que as moedas recém-cunhadas estão descontadas em relação à média anual.
Desta forma, a emissão diária diz respeito às moedas adicionadas ao ecossistema por mineradores, que as recebem como recompensa por verificarem um novo bloco de transações de Bitcoin (blockchain). Recentemente muitos mineradores reduziram suas participações em criptomoedas dado que o valor dessa recompensa caiu.
Maior Fundo Cripto após falência tem polêmica com credores
E assim, leituras abaixo de 0,5 observadas entre março e maio de 2020, novembro de 2018 e janeiro de 2019, novembro de 2014 e abril de 2015, bem como durante o último trimestre de 2011 coincidiram com um pico nas vendas de posições e com pisos do bear market.
Contudo, a proibição da mineração de criptomoedas na China em junho de 2021 pode ter distorcido o indicador, ainda coincide com o menor patamar do mercado cripto. A métrica analisada entrou na “zona verde” na última pernada do bear market, depois que o forte sell-off enfraqueceu, permitindo semanas de consolidação de preços e uma recuperação.
No entanto, existe dúvida se os sinais dos fluxos de mineradores são confiáveis, já que as vendas agora representam apenas uma pequena parte dos fluxos gerais. “Se todos os BTC recém-emitidos fossem imediatamente vendidos no mercado todos os dias, isso equivaleria a apenas 900 BTC de pressão de venda, representando entre 1% e 1,5% do volume diário total”, disse a exchange de criptomoedas Coinbase em um relatório recente.
Fornecimento de gás passa a ser preocupação global
Indicadores, como o valor de mercado para o valor realizado (MVRV, na sigla em inglês) Z-score e cruzamentos de média móvel de longo prazo também indicam que o momento é propício para a acumulação da cripto.
O valor realizado se ajusta às moedas perdidas e está mais próximo do valor justo da criptomoeda. O Z-score, portanto, representa o desvio do valor de mercado do valor realizado ou justo e é rastreado para avaliar se a criptomoeda está barata ou cara.
Historicamente, um Z-score MVRV abaixo de zero marcou os menores patamares em um bear market, enquanto uma leitura acima de sete marcou os principais topos do mercado em alta (bull market).
Por fim, o que de fato é possível se garantir é que no atual cenário, qualquer investimento tem apresentado risco extremamente elevado. Por esta razão toda cautela com seu patrimônio e objetivos é fundamental. Lembrando que este conteúdo é meramente informativo.