Inflação Americana é a maior dos últimos 40 anos

inflação americana
Patrocinado

Inflação Americana é a maior dos últimos 40 anos. A Inflação nos Estados Unidos foi a 9,1% no acumulado dos últimos 12 meses, segundo leitura do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, do inglês) divulgada na manhã desta quarta-feira (13).

Contudo, alguns especialistas apontam essa marca como o topo da inflação no momento atual, e revisam projeções com CPI em queda para os meses seguintes.

Sinais de provável recessão americana são evidenciados

Isto porque, a variação da inflação dos EUA foi de 1,3% de alta em junho, acima das projeções, que miravam 1,1%. O anualizado também fica acima do esperado pelos analistas, que era de 8,8%.

Entretanto, o CPI dos Estados Unidos é o maior desde o ano de 1981. Na leitura anterior, que mostrava um CPI de 8,6%, também tratava-se de um recorde para os últimos 40 anos.

Recessão mundial o fim do dinheiro fácil dizem analistas

Porém, o indicador era o mais aguardado do dia para as bolsas de valores globais, dado que as correções recentes – como a queda de 20% do S&P em 2022 – tem sido desencadeadas pelos números de inflação dos EUA e pelas decisões do Federal Reserve (Fed) – que respondem a esse cenário de inflação em alta.

Desta forma, com a divulgação do dado, as negociações premarket do Dow Jones mostram uma baixa de 1% no índice, ante 1,3% de retração do S&P 500. Já a Nasdaq – historicamente mais volátil – cai 1,67% no premarket após a divulgação dos dados de inflação dos Estados Unidos.

Projeção de crescimento da economia do Brasil é elevado