Indústria tem maior expansão dos últimos meses. Os dados são da pesquisa PMI (Índice de Gerentes de Compras, do português). O crescimento do setor industrial do Brasil acelerou em junho e chegou ao maior nível em quatro meses, com aumento das vendas e da produção e fortalecimento da confiança.
E ainda, o setor apontou fortalecimento da demanda em junho, com a entrada de novos negócios em alta pelo segundo mês seguido.
Petrobras recebe propostas pelo Polo de Golfinho
Contudo, de acordo com nota da diretora associada da IHS Markit, Pollyanna De Lima. “Os resultados do PMI de junho apresentaram outro conjunto de desfechos positivos no setor industrial brasileiro. Apesar da batalha contínua contra outra onda de casos da Covid-19, as empresas viram seus pedidos aumentarem substancialmente em relação ao mês passado”.
Investimentos sofrem queda segundo Ipea de 18%
No entanto, esse resultado teve como base o aumento dos pedidos de exportação pelo quinto mês consecutivo e no ritmo mais rápido desse período. Os participantes da pesquisa citaram a retomada da atividade normal dos clientes no exterior e a oferta de itens escassos em outros lugares como razão para a expansão.
Casal de sucesso Tom Brady e Gisele Bundchein fazem parceria com empresa Cripto
Diante do aumento de novos pedidos, os fabricantes brasileiros elevaram a produção, superando a média de longo prazo da pesquisa. A força da demanda também ajudou na criação de novas vagas de trabalho no setor industrial, com a taxa de aumento sendo a mais alta em sete meses.