Patrocinado

A pressão nas ações do setor financeiro (BB ON -6,03%, Itaú (ITUB4) PN -3,04%, Bradesco (BBDC4) PN -3,43%, Santander (SANB11) Unit -4,88%) resultou, nesta terça-feira, 19, na maior perda em porcentual para o Ibovespa desde o mergulho de quase 3% em 4 de abril, há mais de quatro meses. Os juros futuros explodiram e o Real se desvalorizou mais de 1% ao dólar. O STF cria mais um grande problema para todo o Brasil para tentar proteger uma única pessoa sancionada por violar direitos humanos.

VEJA: Justiça americana intima Moraes pela segunda vez, por violação da Primeira Emenda da Constituição Americana dando ordens nos EUA…

Com a retomada de temores sobre a relação Brasil-EUA após desdobramento com intervenção do ministro Flávio Dino com ordem “impossível”, junto ao sistema financeiro nacional. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) deu ordem em torno das sanções aplicadas pela Casa Branca ao ministro Alexandre de Moraes, que é uma bomba para a economia brasileira. O índice da B3 (B3SA3) cedeu terreno desde a abertura, aos 137.321,13 pontos, e chegou a perder a linha de 134 mil pontos na mínima da sessão, aos 133.996,87, em ajuste de 3.324,26 pontos entre os extremos do dia. Ao fim, mostrava queda de 2,10%, aos 134.432,26, com giro a R$ 22,4 bilhões. Foi o menor nível de fechamento para o índice desde 5 de agosto.

LEIA: Presidente do Banco do Brasil ameaça processar advogados de produtores rurais que tem empréstimo na instituição, se pedirem recuperação judicial

Na semana, o Ibovespa recua 1,40%, restringindo o avanço do mês a 1,02% e o do ano a 11,76%. Na ponta perdedora, Raízen (RAIZ4) – devolvendo a alta do dia anterior, com o esclarecimento da Petrobras (PETR4) de que não planeja investimento na empresa -, nesta segunda-feira em baixa de 9,57%, à frente de Cosan (CSAN3) (-6,41%) e de Banco do Brasil (BBAS3).

SAIBA: Medida provisória do governo Lula para mitigar o tarifaço dos EUA é uma bomba relógio. Governo não divulga os custos e riscos fiscais escondidos

Nos destaques positivos, Minerva (BEEF3) (+2,93%), Suzano (BVMF:SUZB3) (+0,78%), Hypera (BVMF:HYPE3) (+0,48%), Marfrig (MRFG3) (+0,17%) e Vale (VALE3) (+0,08%) – apenas estes cinco dos 84 papéis da carteira Ibovespa conseguiram encerrar o pregão no campo positivo. Petrobras recuou 1,37% na ON e 1,05% na PN, em dia negativo para o petróleo em Londres e Nova York.

Como ter sua cédula Uruguaia

Na B3, “a decisão do Flávio Dino sobre o ministro Alexandre de Moraes não ser alcançado pela Magnitsky com certeza” pesou nas ações de bancos ao longo desta terça-feira, enfatiza um operador de renda variável.

AINDA: Governo Lula sem dinheiro corta verba de radares e paralisa serviço em rodovias federais na metade de 2025

A decisão de Dino, que tenta afastar a eficácia automática de leis estrangeiras no Brasil, causou nova onda de dúvidas e apreensão no setor bancário, sobretudo naquelas instituições que têm operações nos Estados Unidos, de acordo com fontes ouvidas pelos jornalistas Altamiro Silva Junior, Cynthia Decloedt e Gabriel Baldocchi, da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. Mas o fato é que se o Banco Central e demais Bancos fizerem o que Dino quer o Brasil será retirado do sistema financeiro Global, ficando isolado do mundo. Os dólares do Brasil guardado no exterior ficam bloqueados.

LEIA: Governo Biden e CIA interferiram no processo eleitoral do Brasil em 2022 a pedido de Barroso e…

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google Newr

SAIBA: Diretor do BTG Pactual nos EUA e filho do presidente Do STF deixar cargo nos Estados Unidos com medo das sanções Trump…

Com temor de mais insegurança jurídica, bancos que já estavam buscando pareceres no exterior sobre o tema preveem nova rodada de conversas com bancas de advocacia. Não é possível atender o que Dino quer em sua canetada.

SAIBA: O Globo chama Moraes de Malandro que ignora os limites constitucionais. “Já Lula desrespeita regras democráticas. Impondo o tarifaço americano ao Brasil”

“Outro destaque negativo do dia foi a forte queda de Raízen, após a Petrobras negar a possibilidade de compra de ativos da empresa, um rumor que era visto, ontem, como uma boa alternativa de recuperação para a companhia, que se encontra em situação difícil no momento”, diz João Paulo Fonseca, head de renda variável da HCI Advisors.

AINDA: “Mercado financeiro fez vista grossa, mas agora terá que admitir a crise institucional no Brasil e trabalhar para resolvê-la, ou falir”, afirma deputado sobre…

No quadro mais amplo, “a Bolsa já abriu em forte queda muito por conta da situação com os Estados Unidos e a decisão de Dino, o que trouxe efeito também para o câmbio e a curva de juros doméstica, em cima de notícia que traz apreensão ao mercado”, diz Rodrigo Marcatti, economista e CEO da Veedha Investimentos.

“Queda acentuada do Ibovespa hoje foi puxada pela posição do STF sobre a Lei Magnitsky, com redução da exposição dos investidores no mercado brasileiro.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada