Itaúsa se desfaz de 660 milhões de ações da XP

Itaúsa vai pagar juros sobre capital próprio em três parcelas
Patrocinado

Itaúsa se desfaz de 660 milhões de ações da XP. A holding Itaúsa (ITSA4) comunicou nesta terça-feira (4) que efetuou a venda de 6,5 milhões de ações Classe A de emissão da XP Inc. (XPBR31).

O que correspondentes a 1,17% do capital da XP (desconsideradas as ações em tesouraria), pelo valor aproximado de R$ 660 milhões, considerando a taxa de câmbio de ontem.

LEIA TAMBÉM: XP Inc. será outra Nubank sem retorno ao acionista?

Desta forma, a Itaúsa passa a deter 50.970.985 ações ordinárias Classe A de emissão da XP, equivalentes a 9,17% do capital da XP e 3,27% de seu capital votante.

Entretanto, a alienação decorre da decisão estratégica da companhia de reduzir sua participação na XP, conforme divulgado anteriormente, por não se tratar de ativo estratégico, bem como para reforço de caixa e ampliação do nível de liquidez da holding.

VEJA AINDA: Credit Suisse pode vender ativos devido à crise de confiança

E ainda, a companhia explicou que em função do acordo de acionistas com XP, o direito de indicar membros ao Conselho de Administração e Comitê de Auditoria da XP, permanecem inalterados.

Em conclusão, a Itaúsa diz que a alienação impactará positivamente os resultados da companhia do quarto trimestre de 2022 em aproximadamente R$ 300 milhões, líquidos de impostos.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada