Itaúsa se desfaz de 660 milhões de ações da XP. A holding Itaúsa (ITSA4) comunicou nesta terça-feira (4) que efetuou a venda de 6,5 milhões de ações Classe A de emissão da XP Inc. (XPBR31).
O que correspondentes a 1,17% do capital da XP (desconsideradas as ações em tesouraria), pelo valor aproximado de R$ 660 milhões, considerando a taxa de câmbio de ontem.
LEIA TAMBÉM: XP Inc. será outra Nubank sem retorno ao acionista?
Desta forma, a Itaúsa passa a deter 50.970.985 ações ordinárias Classe A de emissão da XP, equivalentes a 9,17% do capital da XP e 3,27% de seu capital votante.
Entretanto, a alienação decorre da decisão estratégica da companhia de reduzir sua participação na XP, conforme divulgado anteriormente, por não se tratar de ativo estratégico, bem como para reforço de caixa e ampliação do nível de liquidez da holding.
VEJA AINDA: Credit Suisse pode vender ativos devido à crise de confiança
E ainda, a companhia explicou que em função do acordo de acionistas com XP, o direito de indicar membros ao Conselho de Administração e Comitê de Auditoria da XP, permanecem inalterados.
Em conclusão, a Itaúsa diz que a alienação impactará positivamente os resultados da companhia do quarto trimestre de 2022 em aproximadamente R$ 300 milhões, líquidos de impostos.