Patrocinado
Início Finanças Lula afirma que Haddad não foi indicado para atender interesses da Faria...

Lula afirma que Haddad não foi indicado para atender interesses da Faria Lima. Bancos no Brasil estão entre os mais lucrativos no mundo

Em entrevista à TV Record, transmitida na terça-feira (16) à noite, Lula voltou a criticar agentes da economia e a minimizar o arcabouço fiscal.

MAIS: Lula não envia recursos prometidos ao Rio Grande do Sul, governador denuncia. “Nós cansamos de Esperar”

O presidente afirmou que não é obrigado a cumprir uma meta fiscal que ele mesmo determinou, caso haja coisas mais importantes para fazer. Ele ainda completou dizendo que fará “o necessário” para cumprir com as regras do arcabouço e que a meta zero não será rejeitada.

“Você não é obrigado a estabelecer uma meta e cumpri-la se você tiver coisas mais importantes para fazer. Esse país é muito grande, esse país é muito poderoso. O que é pequeno é a cabeça dos dirigentes desse país e a cabeça de alguns especuladores”, afirmou.

SAIBA: Preço da picanha sobe forte em 2024 e contraria promessa de Lula

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

AINDA: As mentiras que Lula contou sobre a Vale e seus objetivos que derrubaram as ações

Fernando Haddad precisou intervir após falas divulgadas antes da entrevista completa assustarem o mercado. O ministro da Fazenda disse à jornalistas que a frase estava descontextualizada e reiterou o compromisso do governo com a responsabilidade fiscal.

“O problema é que, quando você solta uma frase descontextualizada, você gera desnecessariamente uma especulação em torno do assunto”, disse.

Durante a entrevista, Lula ainda afirmou que a Faria Lima nunca gostou do PT, nunca gostou de Haddad e nunca vai votar nele. “O Haddad não foi indicado para atender os interesses da Faria Lima”, completou.

LEIA: Após reformas salários na argentina já tem alta acumulada superior a 14%

Mercado financeiro apoiou abertamente a eleição de Lula

Vale lembrar que em sua campanha eleitoral em 2022 Lula se reuniu em jantares com empresários e representantes da Faria Lima, muito mais vezes que fez comícios populares. Outro ponto importante que é contrário ao que Lula diz. Os Bancos são grandes apoiadores e doadores da campanha eleitoral de Lula em 2022.

Neca Setubal, herdeira do Itaú, participou até mesmo do governo de transição de Lula e atualmente faz parte do Conselhão de Lula, juntamente com representantes de outros Bancos que compõe o mercado financeiro brasileiro. André Esteves do BTG Pactual é outra figura carimbada em eventos do governo Lula, seja pessoalmente ou através de representação. Relatório do Banco Central apontou os Bancos brasileiros entre os mais lucrativos do mundo.

MAIS: Lula e Haddad viram memes nas redes sociais devido a quantidade de impostos que estão ativando no Brasil em menos de dois anos

Em relação ao Banco Central, o presidente voltou a criticar a política monetária adotada, dizendo que só a taxa de juros não está controlada no Brasil.

LEIA: Partidos acionam STF para suspender privatização da Sabesp, após todos os trâmites legais concluídos

Em um modelo autoritário a única instituição em que Lula ainda não tem como chefe um indicado seu é o Banco Central. Todas as demais instituições brasileiras tem como chefes apadrinhados de Lula, o que é conhecido como aparelhamento do Estado.

No último pregão, Ibovespa (IBOV) perdeu o fôlego e interrompeu o ciclo de 11 pregões consecutivos de ganhos. O encerrou a terça-feira (16) com queda de 0,16%, aos 129.110,38 pontos — trata-se da primeira queda de julho. Já o dólar à vista (USBRL) terminou a sessão a R$ 5,4294, com queda de 0,28%. Vale ressaltar que o Ibovespa esteve na contramão das bolsas americanas que tiveram novo recorde.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile