Patrocinado

Na terça-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024, aplicando vetos significativos. Entre eles, destaca-se o veto a uma seção que exigiria a ampliação de prioridades para ações sociais, saúde, educação e combate à fome.

Lula também vetou uma emenda específica, de número 30880002, que propunha a proibição de financiamento para incentivar invasões de terras, “ideologia de gênero” em escolas, cirurgias de mudança de sexo em crianças e adolescentes, e aborto ilegal.

AINDA: Entra em vigor novo salário mínimo, veja todos os impactados com a mudança

Lula justificou o veto à ampliação obrigatória das ações sociais, afirmando que dispersaria os esforços governamentais e prejudicaria a execução, monitoramento e controle das metas já estabelecidas.

LEIA: Agência de rating S&P alerta sobre risco de governo Lula não cortar gastos

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA: Lindberg Faria tem condenação por improbidade confirmada e perde direitos políticos

Quanto à emenda nº 30880002, o presidente argumentou que a LDO já excluía gastos nos temas abordados pela emenda, que havia sido rejeitada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) e pelo relator da proposta, o deputado Danilo Forte (União-CE). Além disso, Lula destacou que a emenda geraria insegurança jurídica devido à sua formulação vaga e à dificuldade de verificar tais proibições no detalhamento orçamentário.

MAIS: Governo arrecadou mais de R$ 3 trilhões em impostos e não impediu déficit

A LDO, aprovada em 19 de dezembro de 2023, é um dos passos cruciais na definição das diretrizes para o Orçamento Geral da União. Seguida pela aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) em 22 de dezembro, a LDO estabelece a base para o Orçamento de R$ 5,5 trilhões destinados ao ano de 2024.

VEJA: Confiança dos comerciantes termina o ano com quatro quedas consecutivas