Patrocinado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu uma queda no banheiro do Palácio do Alvorada nesse sábado, 19. De acordo com relatos, ele estava sentado em um banco que escorregou, caiu e bateu a cabeça. Com o acidente, o presidente machucou a nuca, onde precisou levar cinco pontos. Sobre o banco “escorregar”, foi publicado pela Exame.

A queda ocorreu logo após Lula retornar de São Paulo para Brasília. Lula estava na capital paulista no sábado para participar de atividades de campanha ao lado de Guilherme Boulos, o que acabou sendo cancelado pela chuva. Lula, no entanto, gravou vídeo ao lado do candidato.

LEIA: MP quer interferência do governo Lula na empresa privada Enel, que já responde a Lula

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

LEIA: Relógio de Moraes de R$ 335 mil chama atenção em reportagem internacional do NYT

Lula estava no Alvorada apenas com a primeira-dama Janja da Silva. O casal já estava arrumando as malas para embarcar para Rússia, onde participaria da Cúpula dos Brics. A viagem estava prevista para se iniciar na tarde deste domingo.

Após o acidente no sábado, o presidente foi levado para a unidade do Hospital Sírio Libanês em Brasília, onde foi atendido com emergência e liberado no mesmo dia. Lula foi submetido a exames no sírio e levou cinco pontos.

MAIS: Governo se contradiz em informações sobre acidente de Lula e volta ao trabalho

Não houve indicativo de internação. Neste domingo, retornou ao local para uma nova avaliação médica.

A equipe médica de Lula avaliou que seria prudente o presidente cancelar a viagem até a Rússia e permanecer em repouso.

Porque Lula toma banho sentado?

Jornalistas foram orientados a divulgar, sábado, que Lula (PT) caiu durante o banho. Um pé do banquinho em que estava sentado teria se quebrado, fazendo-o cair, bater a cabeça e ganhar cinco pontos na nuca. Gerou a dúvida: em que estado Lula se encontrava para ter de tomar banho sentado? Estava sozinho? O Planalto achou melhor alterar a versão: “ele escorregou”.

MAIS: Milei enxuga o Estado e acaba com a Receita Federal Argentina

O médico Roberto Kalil citou pequena hemorragia e ordenou observação para evitar piora, mas a assessoria decidiu armar uma sessão de fotos com a impressão que Lula trabalhava normalmente. Contudo, até o momento o presidente não se pronunciou através de um vídeo em suas redes sociais, para acalmar seus eleitores.

VEJA: Prazo para MEIs quitarem dívidas e manter registro no Simples Nacional está terminando, entenda

A História prescreve transparência: o presidente deveria ter contado o ocorrido a veículo insuspeito, expor o curativo, mostrar que está bem e falar com a sociedade brasileira. Porém, nada foi feito até o momento, já passados dois dias.

A saúde do presidente é assunto de interesse nacional e não pode ficar a mercê de conveniências e jogadas de marqueteiros de fim de semana. Botar Lula posando para foto foi uma ideia infeliz, por isso não faltou quem lembrasse as velhas farsas com Tancredo Neves e Costa e Silva.

Não parece ser o caso, mas era grave o estado do general Costa e Silva e de Tancredo Neves quando ambos foram levados a posar para fotos.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada