Patrocinado

Mais de 66 mil brasileiros tem situação regularizada em Portugal. Como conseguir residência no país? O sistema de autorização para residência automática em Portugal já recebeu 85,7 mil pedidos ao longo da primeira semana de funcionamento. Com isso, 66 mil brasileiros já regularizaram a situação e estão com o documento em mãos.

VEJA: Alta da gasolina já responde por 38% da inflação de Março

Os países Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), composta pelo Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, são os beneficiados pelo sistema.

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui

Segundo o levantamento, os brasileiros são os que mais se beneficiaram até o momento, representando 89,4% dos pedidos realizados.

LEIA: Deputado cobra ação de STF sobre falas de Lula contra Moro

Como funciona o pedido de residência em Portugal
O sistema pode ser acessado pelo site do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) ou pelo eportgual.gov.pt. O documento será liberado em até 72 horas após solicitação.

A medida faz parte do acordo que visa facilitar a mobilidade entre países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), composta pelo Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O acordo foi firmado em julho de 2021 no governo Bolsonaro, e há ainda mudanças previstas para reduzir as filas para solicitação de vistos nos casos de quem ainda pretende ir para Portugal.

SAIBA: Facebook terá que indenizar 8 milhões de brasileiros

A princípio, a solicitação via internet só será possível para brasileiros — e demais pessoas da CPLP — que já residem em Portugal e entraram com pedido de residência no SEF em 2021 ou 2022, bem como quem têm vistos CPLP emitidos após 31 de outubro de 2022.

Em uma 2ª fase do projeto, a solicitação via internet estará disponível também quem tiver entrado com o pedido de visto depois 1º de janeiro deste ano, além daqueles que tenham entrado regularmente no país, mas ainda não solicitaram a autorização de residência.

VEJA TAMBÉM: Alta da gasolina já responde por 38% da inflação de Março

O documento custará 15 euros e terá validade de 1 ano, que poderá ser renovado por dois períodos de 2 anos.

Sendo assim, brasileiros que pretender ir para Portugal ainda não poderão usar o novo sistema, sendo necessário realizar o processo de solicitação do visto no consulado português.

LEIA: PF encontra e-mail vinculado a lulalivre em celular de membro do PCC que planejava contra Moro